Sistema de manufatura: quais são as vantagens e por que usar?

O segmento da indústria tem grande representatividade na geração de empregos e na oferta de produtos para o consumidor.

Diante da concorrência do mercado nacional e internacional, as empresas precisam se adaptar e inserir tecnologias para dar mais agilidade e eficiência aos processos.

Esses desafios podem ser superados com o auxílio de um sistema de manufatura.

A ferramenta é capaz de integrar os setores, identificar falhas nas operações e ajudar o gestor a saber qual é a atitude certa a tomar.

Quer entender como o software pode contribuir para o sucesso da companhia? Continue a leitura do artigo!

O que é um sistema de manufatura?

É uma ferramenta capaz de se adaptar às necessidades operacionais da sua fábrica.

O sistema de manufatura deixa os processos organizados. Com ele, é possível identificar as falhas nas operações e propor mudanças para extrair o melhor das máquinas e dos funcionários, gerando um aumento na produtividade.

A cada dia, aumentam as exigências do consumidor sobre a qualidade e agilidade na entrega das mercadorias. Um software de manufatura contribui para a organização desempenhar o trabalho com mais eficiência e produzir itens dentro dos prazos prometidos aos clientes.

A ferramenta de gestão ainda dá mais flexibilidade ao negócio, uma vez que ela acompanha o crescimento da empresa.

Qual é a importância de investir em um sistema de manufatura?

A solução auxilia o gestor a ter um controle total das operações, podendo resultar no aumento no faturamento e diminuição dos prejuízos. Veja:

Maior produtividade

Em uma linha de produção, pode-se encontrar muitos momentos em que a velocidade do trabalho tem uma queda. Isso porque, muitas vezes, ocorre um problema em alguma etapa de produção.

Ao utilizar um sistema, é possível monitorar a cadeia de montagem e identificar os pontos em que há paradas. Consequentemente, o gestor poderá planejar ações para corrigir essas falhas e aumentar a produtividade.

Além disso, o software de manufatura pode ser integrado aos demais setores da companhia. Dessa forma, os processos internos da empresa são conectados e todos os envolvidos na cadeia conseguem acompanhar as etapas das atividades.

Ao visualizar o andamento da produção, por exemplo, o setor de compras poderá fazer a negociação com os fornecedores para adquirir mais matéria-prima, evitando paradas na produção.

Logo, o sistema de gestão de manufatura automatiza os processos e aperfeiçoa o monitoramento do fluxo de informações.

Diminuição das falhas e dos riscos

Outra vantagem da ferramenta é o controle que ela oferece ao gestor.

Cada colaborador precisa utilizar um login e uma senha para acessar o software, o que permite a identificação de quem alterou cada informação. Assim, também é possível acompanhar com mais precisão as atividades que cada colaborador realiza.

O processo é repleto de riscos, sejam eles relacionados aos dados ou às estratégias produtivas.

O sistema permite acompanhar a eficiência das máquinas e fazer manutenções preventivas a fim de evitar danos aos trabalhadores e paradas na produção.

Redução de gastos

O monitoramento constante dos equipamentos auxilia na realização de manutenções preventivas que, por sua vez, evitam o desperdício de matéria-prima.

Somado a isso, um sistema ERP favorece a gestão de estoque e o controle de perdas de mercadorias.

Reforço na segurança da informação

O software utiliza metodologias robustas de segurança para evitar o acesso de usuários não permitidos. Desse modo, você evita que os dados caiam em mãos erradas, o que poderia comprometer a credibilidade do negócio.

Uso eficiente de dados

Um sistema de manufatura simplifica a coleta de dados, pois todas as informações da empresa ficam armazenadas em um mesmo local.

Isso permite a criação de relatórios para análises do gestor, que influenciam o processo de decisão.

Quais são as principais funcionalidades desse sistema?

A ferramenta tem funções que se complementam para permitir uma análise completa da empresa. Confira:

Conexão entre setores

Um software de manufatura conta com uma plataforma com múltiplas funcionalidades para atender a todos os setores da empresa. Logo, é possível integrar o cadastro de clientes e fornecedores, as contas a pagar e a receber, os níveis de estoque e os pedidos de compra de materiais.

Dessa forma, o gestor pode controlar as operações, acompanhar o trabalho dos demais setores e monitorar os índices de vendas da equipe.

A solução inteligente também permite que esse monitoramento seja realizado em qualquer lugar, de qualquer equipamento — seja ele um computador, smartphone ou tablet.

Ou seja, o gestor pode estar em uma reunião de negócios e ainda controlar as atividades da companhia.

Automação de processos

A conectividade entre máquinas, softwares ERP (Enterprise Resource Planning) e demais soluções permite que os processos sejam automatizados. Ele permite o acompanhamento de todo o ciclo de desenvolvimento de produtos, desde a sua configuração até o faturamento e distribuição.

O pedido de compra e a programação de entrega podem ser feitos de forma padronizada, por exemplo, evitando incongruências nas informações.

Com a diminuição da demanda operacional, o gestor ganha tempo para focar em ações que são influenciadas pelas suas decisões estratégicas.

Tecnologia focada no negócio

Um sistema de manufatura é direcionado para o perfil da sua indústria. Essa característica gera um melhor aproveitamento dos benefícios da ferramenta e aumento na produtividade da equipe, pois ele é preparado para atender a as necessidades da sua fábrica.

Acesso a rotinas

A solução conta com uma funcionalidade específica para o desenvolvimento de produtos. Isso permite que o gestor possa solicitar o aprimoramento de suas estruturas e acompanhar os impactos das mudanças no processo de produção.

Planejamento de vendas

Essa conexão entre todos os setores da empresa também auxilia o trabalho de planejamento das vendas. A equipe saberá o que prometer ao cliente, pois ela poderá identificar como está a cadeia produtiva e a capacidade de entrega.

Além disso, o setor de vendas poderá programar eventos e promoções específicas com base nas informações disponíveis. A prática pode contribuir para evitar a sobra de produtos em estoque e a perda de todos esses itens.

Enfim, é possível notar que o sistema de manufatura auxilia o gestor a ter uma visão global do negócio. Essa também é a melhor maneira de aumentar a produtividade e gerar mais eficiência nos processos.

Quer saber como investir em uma solução como essa? Entre em contato com a nossa equipe e conheça a ferramenta ideal para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *