Fidelização de clientes: o que é preciso para conquistar? Veja 7 exemplos infalíveis

O mercado competitivo exige que as empresas saibam se destacar diante dos concorrentes.

Garantir a satisfação dos consumidores já não basta, pois isso não significa que eles retornarão ao estabelecimento. É necessário saber encantar e manter o relacionamento ativo, para que você conquiste a fidelização de clientes.

São esses consumidores fiéis que farão a propaganda “boca a boca” do negócio e retornarão à empresa. Para tanto, é necessário investir na qualidade dos produtos, no vínculo afetivo e em promoções específicas.

Veja as dicas para fazer o cliente voltar à sua loja!

1. Invista em pós-venda

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam buscar uma diferenciação em relação aos concorrentes.

Investir em estratégias de pós-venda é fundamental para buscar a fidelização de clientes. Para isso, é muito importante conhecer o perfil do consumidor, os seus hábitos de compra e de vida. Isso permitirá o desenvolvimento de ações específicas para fazê-lo retornar ao seu estabelecimento.

Por exemplo: você pode disponibilizar uma rede Wi-Fi na sua loja e exigir o e-mail e algumas informações pessoais para ele usar o canal. Assim, você terá uma ferramenta de contato para manter uma relação mais próxima no pós-venda.

A partir daí, a empresa pode iniciar uma estratégia de marketing com o envio de mensagens direcionadas para o perfil do cliente. Essa é uma maneira de mantê-lo informado sobre as ações do estabelecimento e as promoções existentes.

Também é recomendável enviar dicas para o dia a dia do cliente que sejam compatíveis com o seu segmento de atuação.

Veja algumas sugestões: roupa ideal para reuniões, malas que cabem nos compartimentos dos aviões e outros assuntos que possam interessá-lo.

A tecnologia também pode auxiliar nesse relacionamento de pós-venda com os consumidores. Já imaginou a surpresa do cliente ao ser tratado pelo nome assim que ele chega ao local?

A inteligência artificial já disponibiliza esse recurso, por meio do reconhecimento facial. Essa solução é inovadora e transformará a relação entre os consumidores e as empresas.

2. Ofereça promoções exclusivas

Se a empresa utilizou recursos tecnológicos para cadastrar e conhecer o perfil dos clientes, será muito fácil criar promoções diferenciadas para cada público.

Ao desenvolver um programa de fidelidade omnichannel, a empresa consegue utilizar um sistema de pontos para estimular novas compras.

A cada aquisição, o consumidor recebe pontos que são convertidos em vantagens nos canais de vendas da companhia. Uma loja que tem espaços físicos e online, por exemplo, pode usar a ferramenta para integrar os ambientes.

Assim, não importará se o consumidor adquirir os produtos no ambiente físico ou virtual, pois os pontos poderão ser utilizados da mesma maneira.

Qual é a vantagem disso? O cliente perceberá o benefício de voltar ao estabelecimento para realizar uma compra, pois usará a pontuação para obter descontos.

3. Tenha um atendimento impecável

Não adianta investir em tecnologia se a empresa não tem um atendimento de qualidade. Os consumidores buscam uma experiência diferenciada e cabe ao estabelecimento encantá-los.

Por isso, é muito importante investir em treinamentos, tecnologias e no trabalho conjunto dos colaboradores pela busca de um objetivo comum. A equipe precisa saber como tratar bem o cliente e oferecer produtos que combinem com o seu gosto.

Também é importante cuidar da ambientação do espaço físico. Se ele for organizado e acolhedor, a tendência é o cliente permanecer mais tempo na loja. Investir em aromas que encantem o consumidor também é uma estratégia interessante.

Além disso, você pode buscar maneiras de agradar também a pessoa que acompanha o cliente.

Por exemplo: muitas lojas de roupas criaram espaços para vender artigos para homens, mulheres e crianças. Dessa forma, elas entendem que a família inteira fará a compra no local. Mas por que não realizar outras ações para atrair o consumidor?

Os homens, por exemplo, não costumam ter muita paciência para permanecer em uma loja como as mulheres. Uma iniciativa diferenciada é a criação de um pequeno bar com cadeiras. Dessa forma, o marido pode aguardar a esposa com tranquilidade enquanto ela escolhe os produtos.

Já pensou como essa estratégia pode aumentar a fidelização de clientes?

4. Solicite feedbacks

O consumidor gosta de compartilhar a sua opinião sobre os lugares que frequenta. Se ele não falar com a sua empresa, provavelmente fará isso com colegas e parentes.

Aproveite para criar canais de comunicação para receber feedbacks. Após uma compra online, por exemplo, o cliente pode receber um e-mail com uma pesquisa de satisfação.

Ação semelhante pode ser realizada após a compra em uma loja física. Isso mostrará que a empresa está preocupada em atendê-lo da melhor maneira possível.

5. Guarde os dados dos clientes

É muito importante monitorar as ações realizadas com os clientes. Isso ajuda a identificar os problemas de relacionamento, os produtos que mais vendem e a frequência que o consumidor adquire itens no estabelecimento.

Assim, a empresa poderá aperfeiçoar a sua estratégia de relacionamento e aumentar as vendas. Algumas ferramentas do mercado fazem essa integração dos dados dos consumidores.

Um ERP, por exemplo, permite o controle do histórico de consumo e orienta o gestor sobre as promoções que podem ser oferecidas com base nesse perfil.

6. Personalize as ofertas

Ao unir os dados obtidos em uma solução ERP com uma ferramenta de inteligência artificial, será possível criar ofertas personalizadas para os clientes.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode utilizar uma vitrine digital para oferecer sugestões de compras ao consumidor.

Ela faz o reconhecimento facial do indivíduo, identifica a sua faixa etária e usa isso para destacar um produto. A ferramenta ainda consegue oferecer informações completas sobre o item e mostrar sugestões de uso.

Já se a empresa trabalha com uma loja online, ela pode utilizar o overdelivering. Isso consiste em entregar ao cliente mais do que espera.

Se ele comprou um smartphone, por exemplo, a empresa pode enviar junto um cupom de desconto ou um suporte de celular para ser usado no carro. A prática auxilia na fidelização de clientes por meio da superação das expectativas.

7. Invista no Customer Success

Customer success significa a busca pelo sucesso do cliente. Isso quer dizer que a companhia não está apenas preocupada em entregar produtos ou serviços, mas gerar satisfação por meio de um atendimento diferenciado.

Para tanto, é importante contar com um ou mais profissionais dedicados a desempenhar essa função, pois o customer success precisa acompanhar as tendências de mercado e atuar de maneira proativa para propor soluções que são interessantes para o cliente.

Como funciona o trabalho?

O profissional deve entrar em contato com frequência para saber se o consumidor precisa de ajuda com o produto ou serviço adquirido, dar orientações sobre a melhor forma de utilização para o cliente obter todas as vantagens possíveis e ouvir opiniões sobre o item vendido. Assim, é possível promover uma relação construtiva entre o consumidor e a sua empresa.

Percebeu como a tecnologia e as estratégias diferenciadas podem ajudar na fidelização de clientes? Aproveite para colocar as dicas em prática e aumentar o lucro do seu negócio!

Gostou das nossas sugestões? Então, assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *