A visão do orçamento como ferramenta de planejamento e controle

Apesar de entenderem a importância do planejamento financeiro e controle orçamentário para a evolução e continuidade das instituições, para muitas empresas brasileiras esta prática não está ligada a rotina da organização. Talvez esteja relacionado a fatores culturais, devido aos anos onde o Brasil passava por índices inflacionários gigantescos, porém é de conhecimento geral que empresas que não tem controle e planejamento financeiro focado nas variações do mercado, não conseguirão se manter competitivas.

De acordo com Bomfim (2007), planejar é uma ferramenta administrativa analítica que possibilita aos gestores visualizar e tomar decisões com baixo risco e maior expectativa de sucesso.

Não basta apenas fazer um bom planejamento orçamentário se não for feito o controle, para ver se a empresa está na direção certa para alcançar seu objetivo, são criados indicadores para se medir o progresso. Ou seja, o planejamento orçamentário está diretamente ligado com o controle da sua execução.

As instituições de saúde também devem utilizar o orçamento como ferramenta de planejamento e controle para assim, obter informações adequadas que auxiliem nas análises econômico-financeira sobre a viabilidade de investimentos e estudos de vantagens em terceirização de serviços.

Para se desenvolver um orçamento e planejamento financeiro, é preciso inicialmente saber a situação exata da empresa, para isso as instituições de saúde devem usar como material de apoio dados contábeis aliados a dados de custos.

Caso não seja feita uma avaliação das projeções da instituição não será possível analisar e aplicar seus investimentos no momento certo, revisar custos e identificar as melhores oportunidades para otimizar suas atividades.

A TOTVS possui em seu sistema recursos de forma integrada que auxiliam seus clientes neste desenvolvimento e monitoramento.

Caso sua instituição ainda não utilize destes recursos, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *