Vale quanto pesa

A expressão “Vale quanto pesa” significa dar valor a algo por meio de seu peso e substância. “Quer dizer que você não está pagando mais do que uma coisa de fato vale, nem um centavo a mais por grama inexistente”, afirma Reinaldo Pimenta, autor de A Casa da Mãe Joana, livro que desvenda a origem de expressões.

Há algumas versões para a origem da expressão. Uma delas, de origem europeia, diz que, durante a Idade Média, os nórdicos tinham o costume de cobrar uma indenização às pessoas que cometiam assassinatos. Para que o preço da pena fosse estipulado, eles tinham o estranho costume de estipular os valores com base no peso da pessoa morta. De tal modo, a indenização deixada à família do morto era diretamente proporcional ao peso do falecido. Uma outra versão para a expressão é bem brasileira: na época do comércio de escravos, os homens ganhavam valor proporcional à idade e ao peso, características relacionadas à sua força. Por isso, nos mercados de escravos, havia balanças próprias disponíveis para aferir os quilogramas da “mercadoria”. Logicamente, quanto mais força (ou peso) tivesse o escravo, maior o seu valor de venda.

Apesar de o peso ainda continuar determinando o preço de vários produtos, atualmente, vai muito além disso. Para o segmento que atendemos, ter o peso preciso dos produtos significa mais segurança ao produtor, evita desperdícios, desvios e transtornos com o cliente ou fiscalização e muitos outros benefícios, que o aplicativo Sistema de Pesagem de outros produtos (SPA PRD) da TOTVS passou a oferecer, desde que foi criado em 2005. Grande aliado dos produtores do segmento Agro, ele é responsável por registrar as informações de pesagens de diversos produtos agrícolas e industriais, facilitando o controle gerencial.

De forma precisa e versátil, o aplicativo possibilita validar o peso da carga de mudas de cana, resíduos industriais como torta de filtro, cinzas e bagaço de cana, carregamento de açúcar em caminhões ou vagões para transporte e também de materiais de almoxarifados. Podemos considerar que sua utilização no negócio sucroalcooleiro é um divisor de águas, pois passou a contribuir para a dedução do índice de “perdas indeterminadas” no processo industrial, uma vez que um controle mais preciso de peso do açúcar e do álcool que estão saindo para seu destino não permite ir nem mais, nem menos, mas o “quanto pesa”. Além disso, no transporte, as mercadorias sujeitas a fiscalização nas rodovias estão com informações mais confiáveis e assim, com menos possibilidades de diferenças de pesagem. Isto evita problemas com a fiscalização e transtornos com devolução de mercadores por clientes.
Outra funcionalidade do aplicativo é que é possível medir o açúcar que está sendo produzido na fábrica em tempo real, ou seja, é feito o controle do estoque a cada minuto. Antes, este dado era obtido por uma estimativa de rendimento industrial, com base na quantidade de matéria prima processada, não havendo uma informação real de produção.

Há dez anos no mercado, o aplicativo SPA PRD está em constante transformação de acordo com a evolução do próprio cliente, em equipamentos mais modernos, mudanças de legislação e outros. Com este aplicativo, responsável por gerir a entrada e saída de produtos, entregamos aos nossos clientes mais precisão, mais segurança e mais informação, contribuindo para o sucesso de seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *