Três passos para calcular a produção da equipe mecânica

Quando precisamos chegar ao custo unitário de um serviço de pavimentação ou terraplanagem, o desafio está em calcular a produtividade dos equipamentos que integram a composição do serviço (conjunto de equipamentos por tipo e quantidade).
Quando tratamos de equipamentos, a capacidade da carga da carregadeira, da retroescavadeira, a distância de transporte, o tempo de ciclo do caminhão, entre outras, é o que determina a produtividade de cada equipamento, uma composição simples é incapaz de calcular com precisão.

Para ajudar a calcular a produtividade da equipe mecânica, o TOTVS Obras e Projetos conta com o recurso “Composição por produção”. Contamos com uma forma padronizada para controlar a Produção de Equipes Mecânicas (PEM) dotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Vamos ver agora como podemos controlar a produção das equipes mecânicas em três passos no TOTVS Obras e Projetos. No primeiro passo, cadastramos a capa da composição informando os dados básicos, definimos todos os recursos da composição e escolhemos qual é o equipamento chefe da composição.

Devemos informar o tipo da composição “por produção” que utilizará a aba produção da equipe mecânica para calcular a produção por hora.

imagem1

O segundo passo é calcular a produção por hora da composição por meio da aba PEM (Produção de Equipe Mecânica) do TOTVS Obras e Projetos.

Essa aba contém uma série de variáveis, cujos valores devem ser fornecidos para cada equipamento que compõe a equipe do serviço.

imagem2

No terceiro passo, informamos para cada equipamento o valor das variáveis e se o equipamento tem ou não produção. No botão unidades, podemos informar as unidades de cada variável e na parte superior da planilha temos os botões de controle para incluir ou excluir equipamento.

No campo fórmula, podemos digitar a fórmula ou escolher uma fórmula já pré-cadastrada. Podemos calcular a produção horária ou realizar simulações de cálculos, o sistema irá alimentar o campo “produção equipe” para apurar o custo unitário da composição.

Pronto, o sistema calculou a composição e agora podemos usá-lo para melhorar a precisão do projeto.

Ao longo dos próximos artigos vamos destacar outras funções que vão ajudar a orçar, planejar, controlar e acompanhar seus projetos, baseado sempre nas melhores práticas de gestão de projetos do mercado.

Veja também as outras matérias do segmento de Construção e Projetos no Blog TOTVS e para mais informações entre em contato com um canal de atendimento TOTVS ou acesse os links relacionados.

Detalhes técnicos:

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.Composicoes.aspx

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.Roteiro.aspx

Links relacionados:

Acelere o orçamento de projetos com insumos derivados

http://blog.totvs.com/totvs-integra-solucao-para-construcao-e-projetos-com-base-de- dados-tcpo-da-pini/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *