TOTVS moderniza plataforma de crédito

A TOTVS está investindo forte na modernização e, sobretudo, evolução da plataforma de soluções de crédito ofertadas pelo segmento Financial Services. O objetivo é oferecer uma solução ainda mais essencial, com foco em tecnologia atualizada, performance, escalabilidade, robustez e arquitetura voltada a serviços. E não se trata apenas de migrar tecnologias obsoletas para mais atuais; de fato, o objetivo é oferecer um novo produto, tendo em vista o mundo muito mais ágil e cloud em que vivemos.

Em 2016, o planejamento do ambicioso projeto que visa reformular completamente a complexa e abrangente plataforma de crédito TOTVS prioriza a reconstrução do front office Web e a construção da inteiramente nova camada de serviços, esta última baseada no também novo framework de serviços. O front provê as transações de entrada de operação de crédito, simulação e renegociação, todas visualmente e operacionalmente reformuladas. A camada de serviços, eventualmente também referida como barramento de serviços, provê os métodos matemáticos e operacionais utilizados pelas transações do front, todavia estes serviços são independentes e poderão ser acionados por qualquer aplicação.

Notadamente, o foco é a arquitetura SOA, portanto tanto o front como o barramento de serviços serão independentes e poderão ser implantados individualmente ou conjuntamente. Do ponto de vista da evolução da plataforma atual, as novas soluções descartarão a necessidade de manutenção de componentes intermediários hoje herdados de tecnologias que remontam a arquitetura cliente-servidor. Ao mesmo tempo, a nova camada de serviços proverá serviços redesenhados para performance superior e refatorados para uma abordagem SOA genuína.

Além de potencializar soluções antes improváveis, um dos objetivos de curto e médio prazo da TOTVS com este movimento é beneficiar também os atuais clientes TOTVS usuários da plataforma de crédito. Com efeito, as estratégias adotadas no projeto foram alinhadas para permitir a substituição gradual e não muito traumática dos componentes mais obsoletos sem requerer o que se poderia considerar como a “reimplantação” dos sistemas.

É claro, para os novos clientes ou para aqueles clientes que hoje não utilizam a plataforma de crédito TOTVS, os benefícios da nova plataforma se traduzirão em tempos reduzidos de implantação, simplificação geral da arquitetura da solução com drástica redução de componentes intermediários e os consequentes ganhos em escala e flexibilidade propiciados pela arquitetura orientada a serviços.

A primeira fase do projeto de modernização da plataforma de crédito deverá estar concluída no primeiro semestre de 2016, ou perto disso. E o novo front e o barramento de serviços de crédito estarão disponíveis para os atuais e novos clientes no segundo semestre deste mesmo ano.

Para mais informações acesse TOTVS.com ou ligue 0800-7098-100.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *