TOTVS lança Plataforma de Otimização Logística

Baseando-se no fluxo de trabalho ideal de planejamento, programação e execução, a TOTVS lança a Plataforma de Otimização Logística, solução que passa a integrar o portfólio da companhia após a aquisição da Neolog, desenvolvedora de software para o mercado de Logística e Supply Chain Management, em fevereiro deste ano. A sua abrangência revoluciona a forma de se realizar a gestão logística e, utilizando algoritmos matemáticos, consegue prever um plano de cargas com o menor custo de fretes ou a melhor margem financeira para a operação. A ferramenta foi lançada oficialmente como oferta TOTVS durante a Intermodal 2015, entre os dias 7 e 9 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

 

A Plataforma consolida um verdadeiro painel de controle para o gerenciamento completo das atividades logísticas e inclui três fases de processos, que se iniciam com o Planejamento. Nessa etapa, o software identifica os melhores modelos de otimização do transporte para gerar um plano de cargas que contemple a formação de cada veículo, o tipo de serviço a ser executado e a rota a ser seguida. A ferramenta também analisa possíveis combinações de rotas para formar circuitos ou sequências colaborativas de cargas. O objetivo é avaliar as estratégias da empresa por meio de indicadores de desempenho da operação logística, considerando itens de alta criticidade, como o desenho da malha de transportes, a política de nível de serviços e a forma de contratação das transportadoras por rota, região e segmento.

 

A segunda fase, a de Programação, é o momento de definir a melhor forma de operar as necessidades de transporte, selecionando a transportadora mais adequada, mediante os serviços disponíveis e as tabelas de preço dos fretes, bem como a definição da rota e formação da carga no veículo. O software avalia a disponibilidade dos caminhões e configura, mediante regras do sistema, a programação de cargas e os veículos alocados. Essa distribuição é apresentada via Internet para a transportadora, que poderá aceitar ou declinar a proposta.

 

A Plataforma de Otimização inicia, então, o processo de roteirização e de formação de cargas, buscando, simultaneamente, o equilíbrio entre ambas as necessidades. Com visualização do caminhão em 3D, o sistema indica as melhores possibilidades de carregamento das entregas, considerando o valor das mercadorias permitidas pelo seguro, a restrição de capacidade física do veículo e a limitação de empilhamento de acordo com a fragilidade dos produtos. Tais informações são cruzadas com as necessidades do transporte, como o atendimento da transportadora por região, o tempo de trânsito e as distâncias reais por trecho do percurso, a restrição de horário de atendimento nos clientes e o tempo de carga e descarga. Tudo, em conjunto, para validar a melhor alternativa de entrega.

 

Como um painel de controle completo, a solução também é responsável por programar o sequenciamento de embarques nas docas de expedição, de forma a otimizar o uso de recursos e equipes de trabalho. Para isso, o sistema analisa a compatibilidade de veículos por doca, a localização de produtos no armazém, o tempo fixo e variável de carregamento para cada unidade de embarque, sejam páletes ou caixas, além da unidade de carregamento permitida por doca.

 

Finalizadas todas essas etapas, o software encaminha o processo para a Execução, fase de monitoramento do que foi planejado e das possíveis ocorrências não esperadas. Com rastreamento em tempo real, o gestor consegue visualizar a sua malha completa em mapas via sinal GPS. Todas as informações são transmitidas à Plataforma que, por contar com inteligência tecnológica, armazena históricos para se autoajustar a outras realidades da operação em programações futuras. Por meio de indicadores de desempenho, é possível cruzar os dados reais aos programados, de modo que se possa avaliar as melhores estratégias de gestão e das operações.

 

A solução também é capaz de identificar oportunidades de sinergia entre rotas, inclusive enquanto estão em andamento. Com análise de movimento contínuo, a Plataforma de Otimização avalia, constantemente, se as rotas se mantêm viáveis e se um ponto de descarga pode ser aproveitado para a formação de novas cargas. O objetivo é oferecer uma solução completa para a gestão logística e, assim, apoiar as empresas em tomadas de decisões assertivas para impulsionar os seus negócios.

 

“A Plataforma de Otimização Logística chega ao portfólio da TOTVS como uma oferta inovadora e especialista no setor de D&L. De maneira cirúrgica, as nossas aquisições vêm para agregar a expertise do mercado ao nosso já intenso trabalho para atuarmos de forma essencial aos nossos clientes”, comenta Vladimir Michels, diretor do segmento de Distribuição e Logística da TOTVS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *