TOTVS lança novo Portal de Alunos

Com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, a TOTVS está prestes a lançar um novo portal para pais e alunos, com o objetivo de tornar mais simples, fluída e intuitiva a navegação pelos serviços disponíveis nesta ferramenta.

Para criar esse novo portal, a TOTVS partiu da premissa de colocar o aluno no centro de tudo. Com isso, todas as funcionalidades passaram a derivar dessa premissa.

Usando técnicas de Design Thinking, uma equipe multidisciplinar trabalhou nesse projeto. Além de profissionais da TOTVS, clientes e usuários da ferramenta foram envolvidos no processo.

COMO ACONTECEU?

Acompanhe passo a passo como foi construído esse projeto, que trará inovações, melhorias de usabilidade e permitirá personalizações, criando assim uma ferramenta efetiva de relacionamento com seus alunos.

Se uma palavra pudesse descrever o processo de criação e desenvolvimento deste novo portal de alunos, esta palavra seria COLABORAÇÃO.

A TOTVS, entendendo os movimentos de seus clientes e usuários, iniciou em meados de 2016 a criação e desenvolvimento de um novo portal educacional para alunos, com o intuito de substituir o atual em um prazo recorde de 12 meses, ofertando um novo produto mais atraente, fácil de usar e que possibilitasse maior flexibilidade para que as instituições de ensino pudessem personalizar a interface, criando um ambiente com a identidade visual de cada instituição.

O primeiro passo dado neste sentido, foi a disseminação do uso, a partir da V12, do TOTVS Educa Mobile, em que um grupo de recursos mais utilizados pelos alunos e professores foi disponibilizado em um Web App, responsivo e que pode ser acessado por qualquer dispositivo móvel.
Durante o planejamento do desenvolvimento do novo portal de alunos, a TOTVS, como diretriz geral, utilizou a metodologia de Design Thinking, como foco em melhorar a experiência do usuário (UX – User Experience).

Para este processo algumas atividades foram executadas:

  • Apresentação dos problemas e avaliação do produto atual;
  • Ideação: Neste momento, sem nenhum tipo de filtro, todos os participantes foram convidados a propor ideias, funcionalidades, requisitos e outros, para que depois se realizasse a processo de agrupamento.
  • Com as ideias na mesa, as ideias foram classificadas e mapeadas.
    Neste momento cabe um destaque: além da participação dos times de inovação e desenvolvimento TOTVS, foram convidados clientes da atual solução para apoiar no desenvolvimento das ideias. Além das participações de times de TI dos clientes, alguns deles contribuíram trazendo pais e responsáveis dos alunos e assim, enriqueceram ainda mais o processo. Itens como nomenclaturas e recursos que não eram claros para usuários, puderem ser avaliados para que o cliente de nosso cliente se sentisse mais familiarizado com o ambiente.
  • Após isso, foi criado o primeiro protótipo navegável, que possibilitasse a visualização operacional, possíveis obstáculos e onde as melhorias seriam aplicadas.


Figura 2: Protótipo navegável do novo portal

Com a aprovação do projeto, iniciou-se o desenvolvimento efetivo, baseado em tecnologias mais modernas e adequadas para os dispositivos web utilizados normalmente por nossos alunos e seus responsáveis.

Com o processo sendo realizado, vamos ver algumas imagens de antes e depois:

Alguns destaques deste novo portal:

  • Contexto otimizado: acabou o conceito de contexto educacional. A seleção de dados será de acordo com período e cursos atuais, sem grandes intervenções dos usuários;
  • Customização plena: customização de abas, módulos, widgets (regiões) e principalmente textos, adequando às nomenclaturas a da instituição;
  • Integração com fluig: Links para comunidades na academia social.
  • Widgets com Gráficos: fácil entendimento e visualização de informações de notas, faltas e outros.
  • Mural com conceito de Dashboard: acesso rápido às informações disponibilizadas pela instituição;
  • Módulos Indicadores e Agrupadores: notas, faltas e ocorrências e outros, como TCC e estágio.

Quer saber mais?
Não perca a demonstração exclusiva de apresentação do novo portal:

Data: 09/03/2017
Hora: 16h00
Evento online: clique aqui e inscreva-se!

Para saber mais:

TOTVS Educacional: http://www.totvs.com/software-de-gestao/educacional
How-To Educacional: https://www.youtube.com/watch?v=jNfgysM3uIg
Consulte seu canal de atendimento TOTVS

  1. Muito interessante! A proposta da interface gráfica, com mais recursos integrados, somará bastante.

    Para nós, parceiros da TOTVS há longos anos, como Coordenadora de TI e TE de uma instituição de ensino renomada de S.P, ficaremos na expectativa que a parte de cadastro das Avaliações também tenha evoluído o princípio de cadastro, como ao novo ambiente proposto.

    Até a última versão que estamos aqui – ClassisNet – os professores têm que cadastrar uma mesma atividade diversas vezes para as suas turmas relacionadas. Poderia existir um filtro de aplicação para esse apontamento.

    Continuidade de sucesso.

    • Olá Gabriela, tudo bem?

      Ficamos felizes com seu comentário. Estamos trabalhando para transformar a experiência de uso da comunidade acadêmica em nossos portais e dispositivos móveis.
      Nesse primeiro momento, vamos lançar um novo portal do aluno, mas já estamos trabalhando no novo portal do professor. Se você tiver interesse, podemos te chamar para participar das rodadas de validação do protótipo.

      Abraços,
      Equipe TOTVS

    • Olá Jailson, tudo bem?

      Este está sendo um trabalho colaborativo e estamos contando com ajuda de vários clientes. Gostaríamos de contar com seu apoio também. Suas críticas e sugestões serão sempre bem-vindas. Por favor, nos passe o nome e cnpj da sua instituição, bem como um e-mail corporativo que entraremos em contato o para que possamos construir um produto ainda melhor.

      Abraços,
      Equipe TOTVS

  2. Este novo portal terá integração com o Corpore RM?
    Se tiver ele substituirá funções para as áreas que não são da parte educacional ou todas as outras partes continuarão como já estão no Portal Totvs atual?

    • Olá Robson, tudo bem?

      Ele irá substituir gradativamente o Portal do Aluno (dentro do Portal RM) e será 100% integrado com o ERP RM. Todos os outros produtos estão com projetos similares (Folha, Ponto, RH, etc), mas com prazos diferentes. Nesse evento vamos apresentar somente o Portal do Aluno. Esperamos você no dia da apresentação!

      Abraços,
      Equipe TOTVS

  3. Excelente trabalho da equipe de desenvolvimento e UX ! Estamos incluindo os clientes da base no evento. A expectativa é gigante ! Belo trabalho pessoal

  4. Conforme o comentário anterior, que, os demais produtos estão com projetos similares, existe alguma previsão de quando teremos também o portal na parte do RH reformulado conforme o portal educacional ? Visto que o portal RM é fraco em usabilidade, com uma interface gráfica ultrapassada e tem um visual que não é atrativo, diferentemente do Banco de talentos (Novo) que está ótimo.

    • Olá, Cesar. Tudo bem?
      Olá Cesar, tudo bem?
      Nosso portal de RH também está sendo reformulado com uma versão mais interativa e amigável e tem previsão de lançamento para julho deste ano.
      Em breve, divulgaremos mais notícias sobre o assunto.

      Abraços,
      Equipe TOTVS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *