TOTVS Labs lista 8 aplicações já em uso que provam que a Inteligência Artificial é a grande revolução tecnológica da nossa era

Laboratório da TOTVS no Vale do Silício vê a tecnologia sendo usada nos próximos anos de forma tão corriqueira como a internet é hoje e já trabalha em algumas dessas possibilidades com clientes da companhia
Inteligência Artificial (IA) é a combinação de técnicas e algoritmos que visam treinar máquinas para que elas tenham as mesmas capacidades do ser humano, como raciocínio lógico, apresentação de conhecimento, planejamento, processamento de linguagem natural, percepção e inteligência geral. A Siri, da Apple, a rede social Pinterest e o Google Photos são alguns exemplos de aplicações que já utilizam inteligência artificial nos bastidores. Nos próximos anos, a adoção desta tecnologia deve acontecer de forma exponencial, seja para aplicações de uso pessoal ou de negócio, tendo impacto similar ao da própria internet e a computação móvel.

Prova disso é que a TOTVS já vem utilizando IA no desenvolvimento de novas soluções, combinando dados de qualidade e inteligência artificial. “Assim como a internet revolucionou uma série de indústrias, nós acreditamos que a Inteligência Artificial transformará a forma como várias empresas operam, além dos impactos que trará em diversos aspectos da nossa vida pessoal. Nós provavelmente não veremos uma única aplicação ou processo que não tire vantagem desta tecnologia, fazendo dela, provavelmente, a maior revolução tecnológica da atualidade”, comenta Vicente Goetten, diretor do TOTVS Labs.

Abaixo, o executivo lista oito aplicações práticas da tecnologia em diferentes segmentos de mercado que estão sendo estudadas e, algumas delas, implementadas pela TOTVS.

 

Inteligência-artificial

  1. Agricultura

Simplificar e acelerar a tomada de decisão mais importante do negócio de qualquer produtor ou engenheiro agrônomo: quando é o melhor momento de plantar e colher ou até mesmo quais insumos utilizar. Já existem plataformas específicas para a agroindústria no mercado que se utilizam de base de dados diversas sobre tipo de solo, sementes e clima para analisar e sugerir o melhor caminho a seguir.

  1. Logística e Transporte

Em Mountain View, cidade sede do TOTVS Labs, é comum ver carros autônomos percorrendo as ruas todos os dias. Muito provavelmente, nos próximos cinco anos, será normal encontrar milhares desses veículos circulando no mundo todo. Além disso, trens, caminhões e outros meios de transportes também poderão ser conduzidos por robôs.

  1. Saúde e Biotecnologia

No segmento de saúde, a Inteligência Artificial ajuda médicos e pacientes a terem um diagnóstico mais rápido e muito mais acurado. Um dos grandes destaques é a detecção de câncer por amostras de sangue dos pacientes. O material coletado tem uma gigantesca massa de dados que precisa ser analisada para encontrar determinados padrões. A técnica auxilia, ainda, a identificar fatores genéticos que podem levar ao desenvolvimento ou não da doença.

  1. Varejo

Conseguir fazer previsões de vendas e apontar o produto certo a ser recomendado para um determinado cliente, estão entre as capacidades que a IA já consegue entregar hoje. Empresas, como a Amazon, utilizam robôs para identificar se um livro terá ou não sucesso, até mesmo antes do seu lançamento. Outra aplicação excelente para varejo (e outros setores) é a otimização de estoque, onde a IA pode ajudar as empresas a preverem receitas e determinar quanto de um insumo deve ser comprado.

  1. Educação

Permite a criação de diferentes tipos de serviços, como identificar se um aluno está prestes a cancelar a sua matrícula ou desistir de um curso, sugerir novos cursos para um estudante, ou até mesmo criar ofertas customizadas para otimizar o aprendizado e estimular a educação.

  1. Serviços Financeiros

Tecnologias inteligentes podem auxiliar as instituições financeiras a reconhecer os riscos que um cliente pode representar, ou ainda prever padrões do mercado e as suas consequências, bem como recomendação de operações. Tudo executado de forma automática para levar respostas e análises prontas aos funcionários.

  1. Manufatura e Supply Chain

Realizar um levantamento de produtos e peças que precisam de manutenção, antes mesmo de apresentarem problemas, auxiliar companhias de manufatura sobre o quanto comprar e/ou produzir, prever impactos e riscos de fornecedores são ações possíveis com o uso da inovação.

  1. Assistentes pessoais virtuais

Todos nós somos ou seremos afetados por assistentes pessoais. Nos próximos anos, bancos terão funcionários digitais nos ajudando a executar algumas operações ou ainda a responder nossas dúvidas, agilizando o atendimento ao público. Com este mesmo tipo de apoio virtual também será possível organizar melhor as viagens de férias, por exemplo, planejando e agendando os detalhes, como voos, hotéis e traslados.

  1. Prezado Vicente e toda organização Totvus,

    Parabéns pela explanação sucinta porém de muita visão futurista dos avanços de aplicabilidade entre tecnologias e rotinas diárias de nossas atividades comerciais, pessoais, familiares, sociais, etc.
    Continuem firmes nesses propósitos, pois antes instituição ganhar a sociedade agradece.

    Att.,
    André Gomes.

    • Obrigada pelo seu comentário André!

      Fique ligado nas nossas notícias, buscamos sempre contar essas novidades à nossa rede de relacionamento.

      Abs.

  2. Parabéns Totvs Labs!
    Tenho total interesse em utilizar a IA no produto PIMS Multicultivo. Como posso ter acesso aos algoritmos e conhecimento da Totvs Labs para colocar em prática?

    • Renato, obrigada pelo seu cometário.

      Se você já for cliente, procure o seu executivo de atendimento e relacionamento e ele poderá lhe orientar com as soluções e produtos da TOTVS.
      Caso você ainda não seja nosso cliente, solicite uma proposta em https://www.totvs.com/contatos

      Abraços!

  3. Prezada TOTVS , boa tarde.

    Somos uma instituição de ensino e utilizamos todo o backoffice da TOTVS há muito tempo, e temos alguns questionamentos a fazer:
    1º Hoje em dia estamos na era de Smartphone, era Mobile e a TOTVS não desenvolve nada relativo ao portal de aluno, tudo bem que lançou o TOTVS Mobile, mas neste aplcativo ainda falta muita coisa comparado com que temos no portal do aluno hoje em dia, estamos na versão 12.1.12 do RM e cada versão é uma expectativa e nada acontece.
    2º A TOTVS precisa inovar em seu PDV do RM, a ferramenta RM é excelente, mas peca no quesito de PDV, com isso temos que recorrer a terceiros.

    Voces possuem a melhor ferramente de ERP que existe, então:

    TOTVS VAMOS INOVAR!!!!!

    • Olá Heriton, boa tarde!

      Agradecemos pelos comentários positivos e construtivos. Trabalhamos sempre para melhorar o resultado dos nossos clientes e levar uma melhor experiência de uso para a comunidade acadêmica. O TOTVS Educa Mobile trouxe uma melhor experiência para alunos e professores, principalmente para as funcionalidades mais acessadas e que precisa de rápida resposta. Similar ao que acontece com um Internet Banking, você tem um conjunto reduzido de operações que podem ser realizadas pelo smartphone ou tablet. Estamos trabalhando em um projeto de um novo portal para os alunos. Te convidamos para participar de uma agenda virtual sobre nossos produtos, assim poderemos te mostrar o protótipo desse novo portal.
      Clique aqui e acesse nosso calendário de eventos de setembro.

      Ficamos à disposição,
      Abraços,

      Equipe TOTVS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *