Tendências do varejo on-line no Brasil

O comércio eletrônico cresceu de forma exponencial no Brasil. Grande parte desse crescimento se deu por conta da crise político-econômica, que faz com que os empreendedores utilizem da criatividade para inovar nos negócios e abrir novas portas de atuação. De acordo com pesquisa feita pela Bi0067Data Corp, encomendada pela PayPal, o número de lojas on-line no Brasil cresceu mais de 21% entre 2015 e 2016. A expectativa é de que esse número aumente ainda mais.

O especialista Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp, aponta três tendências que podemos esperar para o futuro do e-Commerce.

1. Experiência móvel

O IBGE aponta o crescimento da utilização de smartphones nas consultas online, ultrapassando os acessos feitos por computadores tradicionais no Brasil, representando 80,4% dos acessos. Segundo Rodrigues, a maioria das compras também acontece por meio do celular e, por esse motivo, as empresas estão investindo mais na experiência móvel do usuário. “A responsabilidade de desenvolver uma experiência para o mobile é cada vez mais fundamental”, observa o especialista.
Indicação disso é o aumento no número de sites responsivos, que de acordo com a pesquisa da Big Data, ganharam atenção nos últimos 12 meses, representando 16% do total de páginas.

Matéria 5 - Imagem 1

2. Novas formas de vendas

Plataformas de mídias sociais também conquistaram um espaço expressivo nos últimos anos. Mais da metade dos e-Commerces (60,71%) utiliza essas plataformas como ferramenta para implementar o relacionamento cliente-empresa. “As plataformas sociais estão disponibilizando um caminho usado para fazer venda direta”, observa Rodrigues. “Provavelmente, a tendência é viabilizar melhora na descoberta para o produto e o ideal é que a pessoa nem saia da plataforma”.

3. Híbrido de loja física e on-line

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, mais de 80 mil lojas físicas fecharam as portas em 2015. Mas isso, ao mesmo tempo, contribuiu para o aumento de lojas on-line, já que a internet é vista como ferramenta para alavancar negócios, com uma infraestrutura de início relativamente mais barata.
Diante de uma realidade em que pode-se esperar a diminuição de lojas físicas, questionou-se a possibilidade da existência de lojas somente on-line. Rodrigues ressalta que, apesar da tendência das lojas físicas estarem perdendo força, não acredita que elas deixarão de existir. “Talvez, no futuro, tenhamos um modelo híbrido, em que o usuário pede o produto on-line e marca para retirar na loja física”, comenta.

Matéria 5 - Imagem 2

A TOTVS, através do seu portfólio, tem a solução ideal com os ambientes de e-Commerce, Controle de Lojas, Venda Balcão, PDV e um ERP completo para controlar todos os processos da sua empresa.

Venha conhecer e fazer parte desta parceria de sucesso!

Para mais informações, ligue: 0800-7098-100.

  1. Boa Tarde

    Tenho aqui o sistema UNUM/Bematech que hoje pertence a ToTvs, gostaria de entender como podemos migrar para o TOtvs varejo; e utilizar as ferramentas que existe integradas no totvs (BI, E-commerce, Gerador de relatorio, CRM)

    • Olá Rosiberto, tudo bem? Por favor nos envie seus contatos para que possamos encaminhar sua solicitação à nossa central de Oportunidades. Obrigada!

  2. Posso estar enganada mas a Totvs está comendo mosca no mercado de startups. Era pra ser uma das melhores aceleradoras de startups do mundo e quando eu mesma busquei apoio pro meu empreendimento fiquei decepcionada com o retorno.
    Não basta ser grande e forte, uma empresa de futuro precisa ser ágil.
    Se não mudarem vão perder o bonde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *