Solução para e-commerce vence 2º TOTVS Analytics Challenge powered by GoodData

Market&Share criou um protótipo para facilitar a consolidação de dados em empresas de comércio eletrônico

A capixaba Market&Share, especializada em marketing digital para ecommerce com foco em performance, foi a vencedora da segunda edição da competição Analytics Challenge, promovida pela TOTVS, em parceria com a GoodData, empresa americana provedora de plataforma de análise de dados em nuvem, e com orientação da Stategy Lab, especialista na criação de produtos e serviços baseados no uso inteligente de informações. O desafio tinha por objetivo incentivar fornecedoras de softwares SaaS e de Serviços a desenvolverem um protótipo de uma nova solução baseada em Business Analytics e Cloud. Ao todo, participaram 40 empresas brasileiras.

A companhia escolhida apresentou uma ferramenta baseada na resolução de um problema comum a todas as organizações de comércio eletrônico, a gestão de informações. Atualmente, qualquer e-commerce precisa tomar decisões sobre investimento em mídia online, carro chefe para atrair potenciais clientes, mas se não souber analisar os dados que gera, dificilmente chegará a uma decisão assertiva de negócio que reflita em lucro.

Para uma boa gestão de um e-commerce é necessário, em primeiro lugar, integrar as diversas fontes de informação disponíveis, incluindo dados oriundos de sistemas de ERP, de softwares especialistas em Logística e Distribuição e das demais plataformas digitais. Essa consolidação permite aos gestores do comércio eletrônico identificar os canais que trazem clientes mais lucrativos ou os que tem a melhor taxa de pedidos efetivados. Atualmente, muitas empresas realizam esse trabalho de consolidação de forma manual, com a elaboração de planilhas eletrônicas, gerando um desperdício de tempo e também de oportunidades.

A proposta da Market&Share foi desenvolver um produto baseado em Business Analytics (BA) capaz de cruzar informações distintas armazenadas em diversas fontes e gerar, de forma muito simples e online, um cenário preciso para pautar ações de marketing relevantes, alinhadas à estratégia da loja virtual.

“O conhecimento da Market&Share em e-commerce aliado à capacidade de análise e integração de informações da plataforma GoodData permitiu a criação de uma aplicação “plug and play” altamente relevante para a lucratividade das empresas que atuam nesse segmento”, enfatiza Gilmar Hansen, diretor de produtos fluig da TOTVS.

Para Paulo Henrique Munhoz, um dos sócios da Market&Share, participar do Analytics Challenge foi uma oportunidade importante para a criação de um produto agnóstico que ajudará a resolver o problema de muitas empresas de comércio eletrônico na hora de buscar, cruzar e consolidar dados de diversas fontes e transformá- los em indicadores eficientes de negócios. “Começamos o projeto pensando em uma ferramenta que nos ajudaria no dia a dia, mas durante o processo percebemos que tínhamos na mão a chance de desenvolver uma solução que fazia sentido para todo o mercado de vendas online. Com a conquista do primeiro lugar, já iniciamos um protótipo, que entrará em fase de testes no próximo mês”, destaca o empreendedor.

A parceria entre as empresas foi iniciada em junho de 2013, quando a TOTVS Ventures, braço de Venture Capital da TOTVS, liderou um investimento de US$ 22 milhões na companhia localizada no Vale do Silício, tornando-se distribuidora exclusiva na América Latina de soluções de Big Data e Analytics e integrando as plataformas da americana em seu portfólio. O TOTVS Smart Analytics powered by GoodData, o Fluig Analytics, dashboards personalizados e flexíveis e Plataforma como Serviço são algumas das ofertas lançadas ao mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *