SJC Bioenergia controla a sua área agrícola e industrial com solução TOTVS

Joint venture entre o Grupo USJ e a multinacional Cargill aposta em tecnologias especialistas e em mobilidade para coordenar os seus processos.

A SJC Bioenergia, joint venture entre o Grupo USJ e a multinacional Cargill, responsável por controlar a Usina São Francisco e a Usina Rio Dourado, ambas na região centro-oeste do país, decidiu pela modernização tecnológica dos seus processos. A escolha foi pelo PIMS, software de gestão especializado no segmento de agroindústria da TOTVS, e os resultados baseiam-se em maior controle das informações, com rastreabilidade e confiabilidade na geração de relatórios.

O projeto teve início em 2011 e, todos os processos que, antes, eram digitados em planilhas de Excel, passaram a ser realizados por meio de um sistema integrado e com os benefícios da mobilidade agrícola. A implementação do PIMS nos tablets dos usuários permitiu, além de agilidade, também eliminar as fichas de apontamento em papel e, consequentemente, o retrabalho com a transcrição das informações.

Toda a operação agrícola e industrial da SJC é controlada com apoio do software, incluindo a gestão de serviços, o pagamento de fornecedores e o recebimento da matéria-prima. A companhia também aderiu à ferramenta de Business Intelligence da TOTVS, o GoodData, para obter relatórios ainda mais precisos e com níveis de informações gerenciais para as tomadas de decisão. A adoção das tecnologias resultou em uma perceptível melhoria dos controles internos e em agilidade no repasse dos dados para análises e monitoramento. Além disso, com total integração das soluções, as equipes reduziram o tempo gasto nas suas atividades.

“Escolhemos o PIMS pela sua especialização tecnológica e o seu conhecimento embarcado no setor sucroalcooleiro, que se mostrou a solução mais aderente e efetiva ao nosso negócio. Após pesquisa no mercado, constatamos que o maior número de usinas no Brasil utiliza o sistema da TOTVS e que a ferramenta nos atenderia em todos os módulos e controles necessários para a nossa operação”, comenta Jeferson Degaspari, diretor financeiro da SJC Bioenergia.

O sistema tem cerca de 355 usuários, divididos entre as duas usinas. A complexidade do negócio da SJC une a experiência da Cargill na comercialização global de açúcar e etanol, ao conhecimento de mais de 70 anos do Grupo USJ na indústria canavieira, transformando-se em uma das mais relevantes empresas do setor no Brasil. Hoje, a companhia produz etanol, energia, açúcar, fibra e proteína e é responsável por empregar 3,5 mil colaboradores diretos.

“Com uma forte estratégia de segmentação, a TOTVS atua de forma especialista em diferentes nichos do mercado. Focamos o nosso desenvolvimento em soluções que sejam, de fato, aderentes ao modelo de negócios dos nossos clientes, atendendo às suas necessidades de forma completa. Hoje, 60 % da produção de cana de açúcar no Brasil utilizam soluções da TOTVS, o que demonstra que entendemos a essencialidade deste setor”, finaliza Fábio Girardi, head do segmento de Agroindústria da TOTVS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *