Setor automotivo crescerá em 2017

Segundo o governo federal, existe uma estima que as vendas de veículos no Brasil em 2017 crescerão 9,2% sobre este ano, segundo documento do Ministério do Planejamento enviado à Comissão Mista de Orçamento (CMO). Se confirmado o crescimento, representaria uma significativa virada sobre as expectativas para o mercado de veículos este ano, que deve sofrer a quarta queda consecutiva, recuando 19% sobre o volume comercializado em 2015.

A projeção do governo veio dentro do cenário de crescimento esperado de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2017, que gerará receitas de R$ 19,8 bilhões por meio de arrecadação, segundo o documento enviado à CMO.

Analistas do mercado de veículos, porém, manifestaram ceticismo sobre a projeção: “Não tem como chegar a 9% ano que vem. Com sorte (2017) vai ser igual a este ano”, afirmou Raphael Galante, consultor para o setor automotivo na empresa de pesquisa de mercado Oikonomia. “Teoricamente, atualmente estamos chegando na barriga do ‘U’ e talvez iniciando um certo crescimento, mas ainda não tem confiança (do consumidor), não tem crédito e esses fatores levam tempo para se firmar”, acrescentou Galante.

A última vez que o mercado brasileiro de veículos se aproximou de um crescimento de 10% foi em 2010, quando foram vendidos 3,5 milhões de unidades.

Para o gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria Jato Dynamics, especializada no mercado de automóveis, Milad Kalume Neto, o mercado interno deve começar a reverter apenas a partir de 2018. “Dificilmente as vendas do ano que vem vão passar das 2 milhões de unidades (esperadas para 2016)”, disse Neto. “Estamos vindo de uma base muito fraca, com economia desestabilizada e desemprego elevado”, acrescentou.

Segundo Neto, uma recuperação das vendas mais significativa deve ocorrer apenas ao longo dos próximos anos e a produção poderia retomar o pico atingido de 3,7 milhões de unidades, visto em 2013, apenas em 2021 ou 2022. A expectativa da indústria para a produção de veículos este ano é de queda de 5,5%, a 2,3 milhões de unidades.

De acordo com projeções do Bradesco, o mercado de veículos do Brasil deve ter vendas de 2,140 milhões de unidades em 2017, o que representaria crescimento de cerca de 2% sobre 2016. Para 2018, a expectativa é de vendas de 2,22 milhões de veículos, alta de 4%.

Crescimento do setor automotivo

A TOTVS através do seu portfólio tem a solução ideal para a gestão de concessionária, vendas, autopeças e serviços automotivos. Os ambientes de controle de loja, venda balcão, TOTVS PDV, ERP, CRM – CEV, controle de estoque e vendas de veículos podem controlar todos os processos da sua empresa.

Venha conhecer e fazer parte desta parceria de sucesso!

Para mais informações, ligue: 0800-7098-100.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *