Rentabilidade Educacional – como gerir e acompanhar a rentabilidade da operação de ensino – PARTE 1

A questão do acompanhamento da rentabilidade de cursos, turmas e até disciplinas tem sido trazido à tona já há algum tempo, principalmente devido à concorrência, aumento dos custos e a perda financeira dos alunos, quer seja por inadimplência ou evasão.
Trabalhos e pesquisas realizadas pela Hoper (Hoper, Estudos de Mercado, 2015), indicam alguns pontos de atenção que devem ser trabalhados pelas instituições:

  • Controle efetivo da evasão e da inadimplência;
  • Gestão e controle da alocação do corpo docente e administrativo, equilibrando o
    comprometimento da receita;
  • Controlar as despesas incidentes na prestação do serviço educacional.

Nesta primeira parte, usaremos estas dimensões para exemplificar como um modelo de controle de rentabilidade educacional pode ser implementado. Este artigo irá mostrar alguns exemplos de como o uso integrado de sistemas de gestão, tanto os que controlam a operação de BackOffice (Compras, Estoque, Patrimônio e Financeiro), Folha de Pagamento (docente e administrativos) e Gestão Educacional, operando de forma harmoniosa e integradas as regras contábeis estabelecidas pela instituição, irão facilitar, e muito, a geração destes indicadores.

rentabilidade-educacional1

Nesta ilustração, mostramos como, dentro do TOTVS Gestão Contábil, configuramos um demonstrativo de resultados, buscando somente as contas contábeis relevantes para o resultado operacional educacional. Com esse exemplo iremos mostrar as quebras realizadas e como podemos chegar nos indicadores.

rentabilidade-educacional2

No próximo artigo, demonstraremos como atingir a análise por turmas (ensino básico) e turmas/disciplinas (ensino superior), por meio da estruturação de centros de custos e resultados, realizando as quebras necessárias para a demonstração dos resultados (podemos chegar até a disciplina da turma em um modelo por créditos acadêmicos, por exemplo):

rentabilidade-educacional3

Em resumo, ativando o uso de sistemas de gestão de forma integrada, aliada a processos desenhados para obtenção de resultados, permite o nível de detalhe necessário para a correta gestão das instituições de ensino.

Para saber mais:
Como fazer
Boletim Técnico – Demonstrações Contábeis

TOTVS Educacional
How-to Educacional

Ou consulte o seu canal de atendimento TOTVS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *