Preparado para enfrentar a crise?

Todo mundo sabe e está cansando de ouvir, que o assunto do momento no mundo empresarial é: “como sobreviver à crise?”.

Esse é o novo tema em eventos, encontros entre empresários e até mesmo nas reuniões em família. Por muito tempo, praticamente todos os setores viviam anos de glória, o varejo super aquecido com os benefícios criados principalmente pelo governo, a manufatura impulsionada pelo dólar estável estava crescendo de vento e popa, e o segmento de serviços crescendo cada vez mais, competindo pela liderança com o segmento de manufatura.

Como estávamos com um cenário muito confortável e ninguém esperava que a crise nos atingisse da forma como está, pouco foi feito com relação ao aumento da produtividade, redução de custos de forma inteligente e eficiente. Estávamos no oceano azul. De repente, tudo parou! As obras pararam, os novos empreendimentos não passaram do lançamento, gerando um desaquecimento no setor de locação, muitas vezes impulsionado pela construção civil. As empresas que contratavam serviços de facilities convocaram seus fornecedores para renegociar e diminuir drasticamente a rentabilidade dos contratos.

E agora, o que fazer? Os clientes estão mais exigentes, a alta qualidade da prestação de serviço está sendo exigida cada vez mais, a rentabilidade está diminuindo, inadimplência aumentando e ao mesmo tempo é necessário que a empresa tenha uma boa saúde financeira.

Temos que reduzir custos e, para isso, é necessário termos os processos da empresa bem definidos, observar se não há retrabalho em alguma etapa, o que irá auxiliar na automação dos processos, quando possível. Ter o time capacitado e motivado, além de evitar retrabalho, leia-se custo, leva a empresa entregar com melhor qualidade na prestação do serviço. Fazer uma boa gestão de compras, comprando o necessário pelo melhor preço, considerando também as questões fiscais, qualidade e prazo de entrega.

Enquanto conquistar novos clientes pode ser uma tarefa árdua, temos a obrigação de mantermos os clientes atuais, para isso, o foco no relacionamento e conhecimento das necessidades e anseios de cada cliente é ponto fundamental.

A TOTVS empresa de software, serviços, plataforma e consultoria tem como compromisso contribuir para que seus clientes sejam cada vez mais competitivos no mercado em que atuam.

Além das soluções de backoffice, temos soluções core para os segmentos que atuamos, como é o caso do Segmento de Serviços.
Conheça nossas soluções, para saber mais consulte a TOTVS e agende já uma visita pelo 0800 70 98 100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *