O sistema WMS deve ser flexível

Como consequência do rápido crescimento do Brasil obtido nas últimas décadas, os prazos de entrega aumentaram e o atendimento ao cliente foi impactado. Porém, graças ao constante crescimento da demanda, tais problemas não ficaram evidentes. Muitas vezes, seriam considerados como porcentagem crescente, ou seja, aceitável de perda.

Hoje, a realidade é outra. Em meio à crise, o Brasil parou de consumir como antes, e agora muitas empresas estão enxugando as suas estruturas para evitar desperdícios. O gasto exagerado por meio de processos pouco aderentes, espelhados em sistemas de armazenagem engessados e desatualizados, é um dos principais causadores de falhas na gestão dos armazéns e, consequentemente, elevam os custos internos.

shutterstock_255794395

Quando falamos em sistemas de armazenagem (WMS), deve-se escolher um sistema robusto, completo, com suporte adequado, parametrizável e expansível, para assim poder eliminar os desperdícios e tornar os processos mais enxutos, controlados e eficiente.

  • Problemas do desenvolvimento de software WMS por medida:
  • não gerenciam um inventário de forma detalhada, importantíssimo para a aferição do nível de estoque;
  • não se integram com outros sistemas da cadeia de suprimentos, como por exemplo ERP (Enterprise Resource Planning) e TMS (Transportation Management System), tendo a necessidade de duplicar a inserção de dados nestes sistemas para que o fluxo continue;
  • são praticamente nulos em relação à alteração de estratégias de estocagem, entrada, saída e manipulação dos produtos;
  • não são maleáveis para absorver as características das diferentes formas de racks e as especificações de cada área e zona de armazenagem;
  • exigem um alto tempo de execução das ordens;
  • têm um baixo ou nenhum nível de parametrização;
  • não são expansíveis;
  • não são atualizados com novas tecnologias, estratégias e tendências de mercado.

shutterstock_277161974

Essas soluções “caseiras” rodariam da maneira ideal para todos inicialmente, pois os processos mapeados estariam sendo seguidos. Mas, após a percepção de consecutivas alterações de desempenho, vendas, redução de market share, modernização da concorrência e o aumento de custos para operar, a necessidade de se redesenhar os processos acaba se tornando fundamental.

A utilização correta da tecnologia de informação é essencial para ajudar nas decisões dos colaboradores do armazém, pois ela organiza o fluxo de processos, informações e recursos e realiza ganhos de tempo gerenciando cada colaborador a executar a correta função na hora certa etc. Desta forma, tende-se a aumentar o nível de serviço prestado ao cliente.

A TOTVS possui um portfólio de soluções para a cadeia de Supply Chain. Você poderá assistir às demonstrações das nossas soluções em nosso canal no Youtube.

Conheças também as nossas “pílulas de conteúdo” para plataforma PROTHEUS How to WMS PROTHEUS.

Trecho da matéria extraída do site http://www.painellogistico.com.br/sistemas-de-armazenagem-os- problemas-da- adocao-de- um-wms- caseiro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *