O que há de novo na nuvem?

As soluções de Business Intelligence (BI) têm se desenvolvido cada vez mais para atender às demandas organizacionais por dados estruturados (sistemas de ERP e CRM), não estruturados (planilhas e outras fontes externas de informação) e mobilidade. Estamos presenciando uma nova onda de BI que adota o modelo de computação na nuvem. Existe uma migração do BI tradicional – que no passado recebeu um alto investimento – para soluções de inteligência de negócios na nuvem. Este novo modelo permite que as empresas adotem o BI de forma rápida e conforme suas demandas. Por ser uma solução 100% cloud, dispensa investimentos iniciais em infraestrutura, fator que também contribui para agilizar a implementação.

business-intelligence_cloud

Historicamente, os projetos de BI apresentam alta complexidade de implantação (já que requerem esforço para a definição dos indicadores de negócio e respectivos extratores de dados) e levam tempo para mostrar resultados. Na era das redes sociais e do marketing digital, uma boa solução de inteligência de negócios deve levar em conta as fontes de dados estruturados, não-estruturados, redes sociais e Internet. Pensando nisso, a TOTVS desenvolveu, em parceria com a GoodData, a sua solução própria de analytics, o TOTVS Smart Analytics. Tal solução permite adotar uma ferramenta analítica com baixo investimento e rápida implantação. Tem um datawarehouse (modelo de dados e dimensões) previamente elaborado com mais de 300 relatórios e 500 indicadores estruturados em dashboards (painéis de gestão) para os processos essenciais da empresa. A solução conta com visões para as áreas de Materiais, Financeiro, Recursos Humanos, Contábil, Produção, Comercial, entre outras.

O fato de estar na nuvem proporciona que a solução de BI converse de forma nativa com dados externos, que podem estar, por exemplo, em redes sociais e campanhas do Google, e cruzar estas informações com resultados de venda da companhia, disponível de forma ágil no dashboard da área de Marketing e Comercial.

Poder analisar e tomar decisões a partir de qualquer lugar do mundo é condição para manter a competitividade dos negócios. Mobilidade é um requisito essencial para a adoção do BI e é um caminho sem volta. A solução de Smart Analytics pode ser implementada com o uso do que há de mais moderno em termos de acesso móvel e deve se dimensionar e responder de acordo com o dispositivo que o usuário se conectar, desde desktops até smartphones. Com isso, é possível ter uma experiência de uso única com painéis de gestão, independentemente do dispositivo de uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *