O que é melhor? Uma onda de separação por itens consolidados ou por documento?

É melhor realizar a onda de separação por nota/pedido ou agrupando vários documentos de forma consolidada por itens?

Essa é uma dúvida muito comum no processo de EXPEDIÇÃO dos operadores logísticos, mas é importante lembrar que em ambas você sempre terá perdas e ganhos. Portanto, a melhor opção é a que gerar mais benefícios e menos perdas.

Quando você opta por realizar a separação por NOTA/ PEDIDO, poderá ter uma operação mais longa na separação, pois o operador visita o mesmo endereço diversas vezes ao dia para apanhar o mesmo produto para documentos diferentes, porém no processo de conferência e carregamento você ganhará tempo, porque os produtos estarão organizados, separados por palete, facilitando a vida do conferente e o processo de embarque.

Mas se você quer aumentar o índice de produtividade da equipe na separação, otimizando o tempo de ressuprimento dos endereços de picking a melhor opção é a separação por ITENS.

Então, a dica é avaliar a demanda!

Se um item possui uma média de documentos por dia bastante alta, pode ser mais viável agrupar vários documentos e gerar uma única onda para os mesmos. Isto vai demandar um esforço menor na busca dos itens no armazém pelos separadores. Em contrapartida vai exigir um pouco mais na conferência dos produtos, pois os itens estarão misturados.

Saiba que a solução TOTVS de WMS para operador logístico possui uma ferramenta que analisa todas as movimentações diárias por item e compara o volume de documentos em que um mesmo item aparece num mesmo dia.

Geração de onda por Item ou Documento

Essa funcionalidade faz a análise de separações, por meio do número de dias, quantidade de movimentos, quantidade de itens separados e documentos que requisitaram

IMAGEM 1 - Onda de separação por item ou documento

Por meio dessa funcionalidade, o gestor conseguirá extrair informações necessárias para auxiliá-lo na tomada de decisão e utilizar a melhor alternativa no processo de separação no armazém.

Para obter mais informações sobre as nossas soluções de negócio, acesse o nosso canal TUTORIAIS E DEMONSTRAÇÕES no Youtube.

Acesse também o nosso blog, veja nossos calendários segmentados de apresentações e se inscreva para degustar demonstrações ao vivo das nossas soluções de negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *