O projeto SPED Fiscal Bloco K entra em produção agora e vai trazer à tona quem foi e quem não foi eficiente na sua implementação

Chegou Janeiro de 2017, e agora é a hora da verdade para quem vai entregar a movimentação completa de materiais e produtos dentro do Controle da Produção e do Estoque, no Bloco K do SPED Fiscal.

Nesta entrega são as indústrias e equiparadas, com faturamento a partir de 300Mi em 2015.

No próximo janeiro/2018 o espectro do Fisco aumenta, compreendendo as empresas com faturamento a partir de 78Mi em 2016.

O layout e especificações estão atualizados nas suas especificações.No layout atual para geração já existem previstos espaços para as informações:

K210 / K215 – Operações de Desmontagem – produto e itens consumidos/gerados;

K260 / K265 – Operações de reprocessamento/reparo;

K270 / K275 – Ajustes de produções de períodos anteriores (saldos);

(sempre informando Ordens de Produção e/ou Ordens de Serviços respectivas)

e K280 – Ajustes do estoque escriturado, seguidos do motivo/justificativa.

Nestas entregas liberadas agora serão apenas obrigatórios os blocos K200 e K280 relacionados ao inventário / posição de estoques.

A partir de agora começam os processamentos, é o famoso “Go Live” desta parte importante do projeto SPED, e irão começar a surgir ajustes e validações sobre as informações dos mais variados tipos de indústria, com isso serão realizadas todas as correções nos programas de importação do Fisco e nos programas geradores dos ERP’s que apresentarem alguma inconsistência.

Feito isto, o próximo ano (2018) que vai englobar mais empresas, e os sistemas já estarão melhor ajustados e as entregas serão bem mais tranquilas… Isto é, para as empresas que utilizarem 2017 para se prepararem e resolverem suas lacunas de processos, revalidando suas rotinas de gestão de materiais dentro do ERP.

Já as empresas com implantações novas, ou em andamento, dos ERP’s TOTVS já estarão preparadas para esta entrega, apenas precisam ficar atentas em homologarem com o devido critério cada etapa do processo, especialmente a gestão de materiais, produção e fiscal.

Informação correta é vantagem competitiva! Para saber mais sobre como estar sempre em dia com o Fisco, com um sistema que garante o atendimento da legislação, entre em contato com seu canal de atendimento TOTVS.

Para saber mais sobre as soluções TOTVS para Manufatura, clique aqui.

Para conhecer mais sobre as pessoas e áreas que devem ser envolvidos na entrega do Bloco K, clique aqui.

Para saber mais clique aqui e leia “A conta vai chegar” – artigo de Felipe Mello, Diretor da TOTVS Consulting

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *