Novo fórum do Projeto eSocial com GT48 – Empresas Piloto

Em 13/10/2016 a TOTVS participou do Fórum sobre eSocial realizado no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em Brasília.

A equipe do Comitê Gestor presente neste fórum contextualizou a respeito da publicação da versão 2.2 dos leiautes e manual de orientação do eSocial. Foram destacadas as inúmeras alterações ocorridas entre a versão 2.1 x 2.2, pois as sete versões beta nas quais a TOTVS trabalhou, resultaram em quase 500 alterações ocorridas entre as publicações de layout 2.1 para a 2.2. Dentre as alterações ocorridas destacamos a necessidade da adaptação para contemplar o Órgão Público bem como regime próprio da previdência.

No fórum foi reforçado a necessidade de congelamento de leiautes, para que as empresas de softwares existentes no mercado brasileiro possam desenvolver esses leiautes sem que sofram um impacto maior de retrabalho, pois o Comitê Gestor entendeu que já foram consideradas as informações faltantes. Mas ainda haverá novidades em layouts futuros como é o caso atual da criação dos eventos que contemplarão os itens de Reclamatória Trabalhistas, mas esta evolução ainda está em estágio inicial, devendo ser amadurecida entre o Comitê Gestor e os grupos de trabalho GT48-Empresas Piloto e GT Confederativo.

Neste encontro foi realizado uma análise sobre o projeto, destacando que o eSocial é um projeto longo, que teve início em 2010, e já passou por diversas fases, envolvendo a troca de nomes do projetos e adesões de Entes por parte do governo. Bastante tempo já foi dedicado nas alterações de cronogramas e layouts, mesmo com problemas administrativos e mudanças no cenário político, o projeto prossegue com patrocínio e continua em seu caminho, está atualmente na melhor condição, com o cronograma fechado e plausível de implantação para sociedade, por isso o Comitê Gestor entende como factível sua implantação por parte do governo e também das empresas.

Em linhas gerais podemos afirmar que a reunião teve como foco principal, esclarecimentos e alinhamentos necessários, seguindo agora o trabalho de forma mais produtiva.

O responsável por estruturar todos os leiautes de SST- Saúde e segurança do trabalhador Sr. Orion Oliveira “destacou que todas as informações alteradas já constam no novo manual publicado, com a reestruturação dos eventos de SST ficarão mais lógicas as informações facilitando assim o fluxo de prestação de tais informações ao ambiente do eSocial que torna o processo mais aderente”.

Participe do nosso webinar gratuito sobre SST.

Quando 08/12 às 10h às 11h30.

Clique aqui e se inscreva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *