Novo Cronograma eSocial 13ª Reunião – GT Confederativo

No último dia 24/05/16 foi realizado em Brasília novo encontro do GT Confederativo. A pauta principal deste encontro tratava-se da finalização de construção do cronograma a ser divulgado no final de junho/16 o qual irá oficializar o adiamento por quase um ano da entrada em vigência do eSocial que irá passar de set/2016 para o ano de 2017.

Apesar das instabilidades políticas o projeto segue sem grandes impactos evoluindo positivamente nas definições. Durante o mês de maio a TOTVS participou dos grupos que estão testando a Qualificação Cadastral em Lote e com êxito foram concluídos os testes, estamos presentes também nas baterias de testes que vem ocorrendo no SERPRO em BH.  Os sub grupos de trabalho vem se reunindo com representantes do Comitê Gestor para a análise, bem como evolução do layout, tem caminhado positivamente, portanto o layout versão 2.2 à ser publicado ainda em junho, irá apresentar como resultado um layout mais maduro e consistente, onde a novidade maior se concentra nos eventos de remunerações(S-1200, S-2299 e S-2399) e pagamentos (S-1210).

O projeto EFD Reinf também foi bastante mencionado neste encontro, visto que existe um descompasso entre eSocial e REINF, e como o prazo de vigência será o mesmo do eSocial, pois para que exista a substituição da GFIP é obrigatório que estejam em produção o eSocial e também o EFD Reinf.  Portanto o pleito foi no sentido que exista uma maior divulgação de informações e abertura de espaço para discussão e dúvidas. Por parte da RFB nos foi informado que foram realizadas reuniões específicas para preparação dos manuais da REINF e devem ser disponibilizadas em breve, sendo que a publicação deve ser realizada exclusivamente pela RFB (Sitio do Sped) considerando não ser produto do eSocial e seu manual do desenvolvedor está em elaboração pelo SERPRO apesar de ser muito alinhado com o manual do eSocial visto que utiliza a mesma tecnologia.

A reunião evoluiu na priorização dos trabalhos para finalização do leiaute de forma que deve ocorrer até o final do mês de jun/2016 com publicação simultânea do manual e resolução do CD com marcos do cronograma definindo entrada para as empresas a partir de 78 milhões e demais empresas.  A meta de publicação manual é o mês de junho/16 -> nota de encaminhamento ao Comitê diretivo, o objetivo é que ocorra até 30/06 saindo a resolução do Comitê Gestor publique a resolução com layout e Manuais, bem como o Comitê Diretivo publique o novo cronograma.

 

Fotofiscal

 

  1. Boa tarde,

    Gostaria de saber quando será feita a correção de alguns eventos do esocial no site de Totvs (por exemplo, os de afastamento temporários ainda estão na versão anterior), sendo que atualmente eles estão no eventos S 2230.
    Verifica-se também que pouco de divulga dos eventos de SST, sendo que estes estão inter-relacionados a tabelas e eventos de Recursos Humanos, onde verifica-se que a maioria das empresas não tem esta politica de integração. Por outro lado, gostaria de saber se o módulo de Medicina e Segurança do Trabalho – MDT do Protheus já atende as exigências do eSocial.

    • Olá, Antonio. Tudo bom?

      Nosso Hot Site do eSocial já contempla todo o material atualizado quanto à todos os eventos e tabelas que o compõem e também nossa apresentação, na sessão O QUE É eSOCIAL? foi reformulada, mostrando um pouco sobre o tema eSocial X EFD Reinf e DCTF Web, aproveite para conferir nosso material atualizado! (https://www.totvs.com/esocial/)
      Como o SST será exigido após 6 meses da entrada em vigor do eSocial, ou seja, 2º semestre de 2017, muito se debateu sobre o tema neste último layout 2.2 que consta à ser disponibilizado oficialmente pelo governo com algumas alterações importantes
      A TOTVS está preparando todos os produtos que possui de forma que todos eles estão aptos à contemplarem as exigências do eSocial e EFD Reinf.

      À disposição,
      Equipe TOTVS.

  2. Bom dia,
    A noticia é do dia 24/05/2016 e estamos a 15/07/2016, quase dois meses depois. Nada mais aconteceu relativo à data de divulgação do novo cronograma de implantação do eSocial?
    Existe algum prazo definido para termos um posicionamento mais claro? A informação tem que ser publicada em Diário Oficial para ter validade? Quando isso acontecerá?
    Obrigado.
    Miguel

    • Olá, Miguel. Tudo bom?

      No dia 19/07/2016 a TOTVS participou da 14º Reunião GT Confederativo, para discutir os próximos passos do projeto eSocial, sendo que a TOTVS está providenciando para próximos dias, a publicação de uma notícia em seu Hotsite para comunicar a sua participação na reunião.

      O Coordenador do eSocial pelo MTE, José Alberto Maia reforçou o momento crítico que o país passa, transição de governo, reforçou a sua manifestação que o projeto será prorrogado não sendo possível cumprir os prazos que foram previstos no cronograma atual para o início da obrigatoriedade do eSocial, que é setembro deste ano de 2016 para as empresas de faturamento acima de R$ 78 milhões.

      Todos estão cientes, que um novo cronograma terá que ser fixado por meio de uma resolução do Comitê Diretivo do projeto eSocial ou mediante uma comunicação oficial pelo Comitê Gestor sobre a prorrogação, sendo que não podemos divulgá-lo, entretanto podemos adiantar que os prazos serão prorrogados.

      Em relação ao andamento do projeto, esclarecemos que está ocorrendo nesta semana (18/07 a 22/07) mais uma bateria de testes na SERPRO em Belo Horizonte, e a TOTVS está presente.

      À disposição,
      Equipe TOTVS

      • Boa tarde!

        Até o momento não houve a divulgação de um “suposto” cronograma do Governo, então, até o momento, o prazo valido é Setembro/2016. Se não houver divulgação do novo cronograma como deveremos proceder ?

        Aguardo retorno!!
        Wilson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *