Novas alternativas para o varejo de Moda no Brasil

O varejo de moda no Brasil enfrenta desafios, e ano que passou deixou algumas lições importantes: é necessário buscar alternativas tecnológicas, criativas e inovadoras para enfrentar um mercado com expectativas tímidas de crescimento a médio prazo. Nesse novo cenário, a concorrência se tornou mais acirrada e evidenciou um novo perfil de consumidores. Agora eles pesquisam mais e se tornaram mais exigentes em suas experiências de compra. Diante disso, quais medidas podem ser adotadas pelos varejistas de moda para fazer com que esse novo consumidor, invista seus recursos e deixe seu dinheiro no caixa da sua loja?

 Investimento em tecnologia

Vemos aumentar cada vez mais os investimentos em tecnologia no ponto de venda, um esforço necessário para torna-los mais atraentes e preparados para atender as exigências dos novos consumidores. Na era do consumo, onde algumas novidades como: Interfaces Naturais, Internet das Coisas e Realidade Aumentada ganham escala no dia-a-dia das empresas e na vida das pessoas, é preciso ir além da capacidade de expor produtos da moda e divulgar suas ofertas e promoções. O consumidor de vanguarda, agora pesquisa seus itens e suas marcas dentro da própria loja, na maioria das vezes diante do vendedor. O time de atendimento precisa estar pronto para essa nova maneira de se relacionar com a clientela, e os sistemas informatizados da sua loja também! É preciso garantir para esse novo estilo de cliente a possibilidade de fazer consultas rápidas ao seu estoque, obter informações complementares sobre os produtos do seu interesse e dar a ele, a possibilidade de conhecer os preços e as ofertas disponíveis dentro do seu perfil de consumo.  Como se o desafio já não fosse grande, é preciso haver ainda, uma perfeita sincronização das informações entre a loja física, e-Commerce, Website e mídias sociais.

 

 Melhorar a experiência

Uma outra tendência sinalizada pelas grandes marcas do varejo mundial é a busca para estabelecer conexões profundas com os consumidores. As flagships – lojas conceitos  com alto nível de inovação e idealizadas para propagar a essência da marca, tem como missão principal fortalecer os laços emocionais com o seu público . A loja Thrive Global, por exemplo, inaugurou sua pop up store em New York,  modelo de loja temporária que tem dia e hora para deixar de existir. Fundada por Arianna Huffington, criadora da teoria que deu origem ao livro The Sleep Revolution, oferece muito mais do que cosméticos. O ambiente proporciona aos seus visitantes uma verdadeira aula de como se sentir bem, aproveitando momentos únicos para relaxar e cuidar do corpo.

 

Personalização dos estoques

A necessidade do consumidor de se sentir único e exclusivo só tende a aumentar nesses tempos de acesso facilitado a informação. Roupas e calçados padronizados e produzidos em larga escala, deixarão mais espaço para produtos personalizados e feitos sob medida. Entender melhor as necessidades do novo consumidor e respeitar as características individuais da cada um é uma tendência  no varejo do futuro. A Indochino, por exemplo, é uma marca de moda masculina sob medida, que aplica a tecnologia através de um sistema eficiente de venda multicanal, onde recebe os pedidos e entrega seus produtos respeitando as medidas de cada cliente. Através do desktop, celular ou lojas físicas é possível comprar camisas e ternos de extremo bom gosto, sob medida e por um preço justo. Não por acaso, a marca vem aumentando rapidamente a sua base de clientes e acumulando resultados impressionantes no mercado norte americano.

 

Desafios que devem ser superados

Assim como no resto do mundo, os desafios encontradas pelo varejo de moda no Brasil, devem ser ser enfrentadas com criatividade, inovação e tecnologia. A escolha de parceiros com experiência comprovada e credenciados para o desenvolvimento de projetos desta natureza pode significar eficiência, otimização do tempo e dos recursos, além de evitar erros e tentativas mal sucedidas. A TOVTS possui ferramentas específicas para o varejo de moda e ideal para: lojas de departamentos, magazines, vestuário, calçados, acessórios e franquias. Solicite uma apresentação das nossas soluções e saiba como a TOTVS pode revolucionar seu varejo de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *