Nova rotina para automatizar a integração do módulo de alugueis com a contabilidade

Para atender a gestão de alugueis de uma Incorporadora ou imobiliária de maneira mais prática, foi disponibilizado a partir da versão 12.1.1 do TOTVS Incorporação, um novo módulo de alugueis, que trouxe maior facilidade na gestão dos contratos de locação e também incluiu a possibilidade da gestão de contratos de administração, além de permitir a inclusão de parcelas avulsas ao contrato por meio de eventos financeiros.

Buscando aprimorar o módulo de Alugueis, a partir da versão 12.1.13, foi implementado a funcionalidade de integração contábil, visando atender à Norma Brasileira de Contabilidade, principalmente, em relação à operação de arrendamento mercantil.

Com essa atualização, a partir da geração de um contrato de locação, independente de seu tipo (locação imobiliária, arrendamento mercantil operacional ou financeiro, leaseback ou temporada), o sistema irá checar se está configurada a regra contábil e, caso esteja, já é possível gerar de maneira automática os lançamentos contábeis.

Os processos que podem gerar lançamentos contábeis são:

  • Efetivação do contrato.
  • Inclusão, alteração ou exclusão de um escalonamento.
  • Geração de lançamentos (Apenas os Lançamentos a Receber serão contabilizados)
  • Efetivação de aditivo de renegociação, prorrogação, alteração de locatário e reajuste de contrato de locação.
  • Término ou rescisão de contrato.
  • Contabilização de Lançamentos Financeiros (a contabilização dos lançamentos financeiros será realizada pelo módulo Financeiro).

A integração irá permitir que a partir do módulo de Contabilidade, seja usada a rastreabilidade dos lançamentos contábeis permitindo a visualização de qual contrato originou o lançamento, assim como na imagem abaixo:

Para ativar a contabilização no módulo de alugueis, deve-se acessar a tela de parâmetros do módulo TOTVS Incorporação e configurar as opções igual à imagem abaixo:

Após isso também deverão ser criados os Eventos Contábeis para a locação:

Com isso, essas configurações realizadas, os contratos de locação já poderão ser vinculados com as regras contábeis, permitindo que o sistema gere a integração com a contabilidade de maneira automática:

Com essa atualização, o módulo de alugueis passa a trazer maior agilidade automatizando a rotina de contabilização, e também garante maior eficácia no ambiente de trabalho fazendo com que o sistema calcule e gere a contabilização permitindo que a equipe contábil tenha mais tempo para analisar os lançamentos contábeis.

Para mais definições e detalhes técnicos sobre esta funcionalidade, visite os links relacionados (listados abaixo). Veja também outras matérias do segmento de Construção e Projetos e para saber mais entre em contato com a TOTVS ou agende uma visita pelo 0800 70 98 100.

Links Relacionados:

Contabilização de aluguel 

Contabilização de aluguel 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *