MES proporciona ganhos de gestão e otimiza todo o processo produtivo

A automatização dos ciclos produtivos – da emissão de um pedido ao despacho de produtos acabados – é essencial para evitar perdas e garantir precisão nas entregas ao fisco. Para otimizá-la, a solução da TOTVS integra o maquinário ao ERP (Enterprise Resource Planning), gerando dados corretos e em tempo real. “O MES aumenta a eficiência e possibilita o controle de forma eficiente das informações para o preenchimento do Bloco K, reduzindo a margem de erros da movimentação do estoque”, afirma Umberto Augusto Tonin, especialista de Ofertas de Manufatura da TOTVS.

Em resumo, o MES (sigla para o termo Manufacturing Execution System) mostra o que a empresa está produzindo, quantas peças estão sendo manufaturadas, qual a quantidade de insumos está sendo consumida, entre outras informações, levando esses dados para o ERP. ” Uma de suas principais vantagens é que o sistema mostra a real situação on time e online. Com isso, aumenta o poder de reação para a tomada de decisão”, afirma Tonin.

Além da automação da coleta de dados para o ERP, a ferramenta de gestão automatiza o controle de materiais e estoques, promove a gestão online da produção e do OEE (Overall Equipament Effectiveness), faz a inspeção da qualidade, CEP on-line e o controle da manutenção.

“O MES é um sistema bem completo. Entre outros benefícios, gera alarmes para o operador fazer o controle de qualidade, faz a inspeção online de múltiplas variáveis e atributos dos equipamentos, monitora em tempo real o status das ordens de produção e suas operações, bem como os recursos utilizados, além de gerar diversos tipos de relatórios de produção”, explica Tonin.

A integração completa entre planejamento e execução, a geração de dados precisos sobre todo o processo produtivo e a otimização das atividades produtivas promovidas pela solução são fundamentais para implementação da indústria 4.0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *