Análise de valor agregado por centro de custo

A Gestão de Valor Agregado (EVA) é considerada como um dos melhores métodos para analisar a evolução dos custos e prazos de um projeto.

De acordo com PMBoK, os índices de desempenho fornecem padrão de comparação sobre a situação atual do projeto com as projeções orçadas, além de auxiliar no controle de custos, prazos, qualidade e escopo do projeto. Valor Agregado tem foco na relação entre os custos reais incorridos e o trabalho realizado no projeto dentro de determinado período de tempo. É basicamente um sistema de avisos que permite a identificação de tendências e desvios do planejamento. Para monitorar a performance do valor agregado, são adotados três critérios:

Custo Orçado do Trabalho Agendado (Valor Planejado – VP) ou PV (Planned Value).

Custo Orçado do Trabalho Realizado (Valor Agregado – VA) ou EV (Earned Value).

Custo Real do Trabalho Realizado (Custo Real – CR) ou AC (Actual Cost).

Com isso geramos vários índices, entre eles: o Índice de desempenho de Custo (IDC) e o índice de desempenho de prazo (IDP), que nos permitem de uma forma clara e rápida avaliar a performance das atividades, etapas e no fim do projeto, facilita a identificação de gargalos.

No TOTVS Obras e Projetos possuímos as melhores práticas de gestão projetos do mercado, esta função de apuração do valor agregado (EVA) é nativa há bastante tempo no TOP. A partir da versão 12.1.11, além da analise na EAP, é possível também gerar o valor agregado(EVA) por “Centro de Custo”, facilitando ainda mais o trabalho de análise.

mat2_01

Da mesma forma que é feito o valor agregado(EVM) por tarefa do projeto, na visão por centro de custo temos nas primeiras colunas o código do centro de custo, a descrição do centro de custo, o responsável e os respectivos indicadores do EVM.

Como a visão é apresentada em um grid é possível realizar exportação para o EXCEL e utilizar outros recursos, como gráficos, agrupadores, entre outras configurações de Layout. Os valores calculados serão armazenados na base de dados para uma visualização futura, tendo a disposição uma foto daquele momento.

mat2_02

Para o corpo diretivo da empresa que utiliza o TOP ficam muito mais fácil acompanhar seus projetos, com essa nova função de análise do Valor Agregado por Centro de Custo pode ser feita em poucos cliques, além de garantir que os dados continuarão íntegros.

Não importa qual o tamanho da sua empresa e o seu mercado de atuação, sempre é útil contar com análises para saber o andamento dos projetos e melhorá-los.

O TOTVS Obras e Projetos sempre tem novidades para melhorar a gestão dos projetos de sua empresa e tornar o seu trabalho cada vez mais ágil.

Veja também as outras matérias relacionadas ao TOTVS Obras e Projetos no Blog TOTVS e para mais informações, entre em contato com um canal de atendimento TOTVS.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *