A Logística pode salvar o seu negócio

Consumo diminuindo, crédito em baixa, economia desaquecida… Todas essas condições mostram um período conturbado para o empresariado brasileiro. Muitas empresas procuram soluções drásticas para reverter esse cenário, constantemente cortando a folha salarial e o número de empregados para cortar custos. Mas há uma velha conhecida que pode ser uma melhor solução nesses casos. Ela mesma: a Logística!

As ações de planejamento e execução logística não são estratégias exclusivas das empresas de serviço. Praticamente todos os negócios envolvem, de alguma forma, a cadeia de suprimentos com transporte, armazenamento de mercadorias e relações com fornecedores.

Com o conhecimento de todos os processos a empresa poderá saber exatamente quais são as etapas mais custosas e quais necessitam de investimentos e/ou otimizações, sem contar as relações externas com fornecedores e clientes. A logística dá suporte para que toda cadeia produtiva seja eficaz, por isso, essa avaliação interna pode apontar as melhores formas para a gestão empresarial em tempos de crise.

Afinal, não basta manter o negócio em atividade, é preciso manter a qualidade em todos as fases processuais para se manter competitivo e com uma relação saudável com o mercado como um todo, seja com fornecedores ou clientes finais.

 

imagem 1 Logística pode salvar seu negócio

 

Os especialistas em estratégia de negócios, elencam algumas dicas de como usar a logística para otimizar os seus negócios em época de crise. Confira!

Análise de processos
Realize um trabalho de análise de todos os processos, buscando identificar estruturar de produções ruins que geram desperdícios para a empresa.

Planejamento completo
O planejamento deve prever toda a cadeia de suprimentos, da localização dos fornecedores, passando por estoque, ponto de venda e clientes finais (no caso de serviços de entrega). A escolha do modal mais adequado será realizada com esse planejamento.

imagem 2 Logística pode salvar seu negócio

Tecnologia a seu favor
Existem várias ferramentas tecnológicas para ajudar no planejamento, sejam softwares de planejamento, gestão e controle operacionais, a equipamentos que ajudam nas atividades de transporte e armazenamento.

Infraestrutura de armazenagem
Seu espaço de armazenagem deve ser bem mapeado, para permitir fácil trânsito de funcionário e agilidade das operações de movimentação de produto.

Logística reversa
O desenvolvimento sustentável é um valor cada vez mais indispensável para marcas. Considere ações de logística reversa no seu planejamento de rotas e retorno de produtos, por exemplo. Os consumidores são cada vez mais simpáticos e fiéis a empresas sócio e ambientalmente responsáveis.

Utilização de dados
Todos os dados que as ferramentas de análise geram podem ser importantes. A Big Data é cada vez mais utilizada para otimizar os processos na logística. Sempre há possibilidade de melhora e os gestores devem estar atentos a isso.

Foco no consumidor
No fim das contas, todos os procedimentos têm um fim comum: atender melhor ao cliente final. O investimento na logística pode ajudar o seu negócio a sair da crise, e o caminho para isso sempre passa por procedimentos que vão melhorar a qualidade do seu serviço (ou produto) para os consumidores.

A TOTVS possui soluções para pequenas e médias empresas. Mesmo em tempos de crise, temos com ofertar as melhores ferramentas para que seja obtido resultados com acurácia, controle eficaz da operação, e extração das informações de forma ágil.

Estamos falando das ofertas EFICAZ e ATIVE, sendo para clientes que possuem ferramentas TOTVS e para clientes que estão em busca de alguma solução de software para maximizar seus resultados.

Para obter mais informações sobre esta e outras soluções TOTVS, acesse o nosso canal no Youtube e assista aos vídeos de demonstração e pílulas de conteúdo.

Operadores logísticos, confira o calendário e participe de uma demonstração virtual de nossos produtos vocacionados para o segmento de LOGÍSTICA.

Fonte: blog logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *