Inspirada em tecnologia de games interativos, TOTVS desenvolve soluções no-touch para seus clientes

Por meio de recursos como comando de voz e gestos e reconhecimento facial, as empresas poderão em breve interagir com nossos softwares de forma similar a experiências em plataformas como o Kinect

 

Na TOTVS, quando se fala em inovação, as pessoas estão em primeiro lugar. Afinal, de nada adianta ter a melhor tecnologia ou a solução que parece ser ideal para o seu negócio sem pensar em quem irá utilizá-la.

Para isso, a equipe do Research & Innovation Hub da TOTVS, junto aos especialistas em inovação dos segmentos de Agroindústria e Saúde, buscou uma alternativa para facilitar a vida de quem trabalha em grandes indústrias: uma solução que possibilita a interação com os softwares de gestão sem a necessidade de tocar o teclado ou mouse.

Durante mais de 30 dias entre os meses de abril e maio deste ano, foram realizadas visitas a campo para entender as necessidades na operação. Ao mesmo tempo, foram feitas pesquisas de tendências de tecnologia e a câmera RealSense, da Intel, se mostrou um grande aliado para a entrega de uma experiência ainda melhor.

 

Tecnologia de games interativos: em breve nas soluções TOTVS
Tecnologia de games interativos: em breve nas soluções TOTVS

 

Nesse período foram criados protótipos conceituais para entender como seria o dia a dia dos profissionais desses segmentos e, principalmente, de que forma seria possível acessar o sistema para obter e acrescentar informações rotineiras por meio de gestos e reconhecimento de voz e facial.

Confira agora os resultados deste trabalho, apresentado também no Universo TOTVS:

 

Sem riscos de contaminação ao paciente

Administrar medicamentos com segurança vem sendo uma busca constante nos hospitais. Há inclusive uma sequência de atividades que devem ser seguidas pelos profissionais de saúde, segundo determinação do Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Para atender aos “5 Certos da Enfermagem”, como são chamados, a TOTVS já disponibiliza uma solução segura.

Na experiência piloto com a RealSense, foram incluídas as interações por gestos, voz e imagem, contribuindo para melhorar ainda mais o trabalho de enfermeiros. Na tela do computador ou do dispositivo móvel, foi possível visualizar todas as informações do paciente, além do histórico médico e medicamentos a serem aplicados sem nenhum contato físico com o equipamento.

 

Mais produtividade na agroindústria

Pausas no trabalho para limpar as mãos sempre que é preciso usar o computador podem ser um problema para mecânicos de grandes indústrias do agronegócio.

Para garantir mais produtividade no dia a dia, as equipes da TOTVS testaram a RealSense com estes profissionais e o resultado foi muito positivo: ao aproximar da câmera em 3D, o operador era rapidamente identificado e uma listagem com as ordens de serviços do dia, apresentada. Por meio do movimento das mãos, as OSs eram selecionadas e as atividades iniciadas.

Após concluída, a operação encerrava via comando gestual e reconhecimento facial. Caso a atividade não fosse finalizada com sucesso, a justificativa era registrada por meio de voz, convertida em arquivo de texto e relacionada com o respectivo item.

 

Assista ao vídeo e confira na prática como a RealSense, pode ampliar a produtividade de nossos clientes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *