Gestão da expectativa – como usar os resultados obtidos na CPA para manutenção dos alunos

Nos artigos anteriores sobre o assunto da Gestão da Permanência foi abordado brevemente que a expectativa dos calouros, ou a sua não realização, pode ser um dos fatores para abandono nos ciclos iniciais dos cursos.
Relembrando os fatores, partindo da instituição, que podem causar a insatisfação dos alunos:

01 expectativa

Claro que nem todos os fatores, que partem da instituição e causam insatisfação dos alunos estão declarados acima, mas os principais devem ser mapeados pelos processos de gestão de permanência, mantendo-os atualizados de acordo com as mudanças que o mercado impõe.

Esta análise complementa as atividades dos responsáveis pela CPA (Comissões Permanentes de Avaliação) que foram introduzidas como ferramenta de apoio complementar aos relatórios de avaliação e instituídas pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, compondo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Uma das formas de se realizar o controle da expectativa dos alunos é através desta pesquisa institucional, realizada ciclicamente, levando em consideração os seguintes fatores para o sucesso:

  • A pesquisa pode ser realizada para professores, alunos e ex-alunos.
  • Os itens a avaliar, normalmente, são: Curso, Habilitação, Matriz e Professores
  • Criação de múltiplos ciclos de avaliação, com os mesmos requisitos.
  • O questionário a ser aplicado deve levar em consideração, questões, respostas e ponderações que tenham sentido, tanto para análises qualitativas quanto quantitativas.

O uso de avaliações identificadas ou anônimas deve ser ponderado, quanto ao resultados final, no caso:

o Anônimas: O rastreamento e identificação da origem das respostas é impossibilitado e portanto as questões são analisadas somente de forma global, prejudicando o planejamento de ações para melhoria. Uma das alternativas a considerar é o uso de questionários personalizados para um curso, por exemplo, e os resultados serem analisados sob este critério. Conforme a decisão de análise vai descendo na arvore (habilitação, Matriz, Turma, Professores) a adoção das inscrições anônimas começa a ter problemas de escala na operação. Outra possibilidade é separar em ciclos de avaliação diferenciados.

o Identificadas: Neste caso é possível chegar ao autor das respostas e portanto realizar análises gerenciais pela turma, curso, professores, entre outros, mais facilmente. O cruzamento das informações também é possibilitado.

Um exemplo de questionário aplicado, de acordo com as dimensões determinadas pela equipe de CPA será usado neste estudo de caso, aplicado aos alunos calouros do curso de direito, em três ciclos avaliativos diferentes:

02 expectativa

Ao ser realizado o lançamento dos questionários (identificados) para os grupos de alunos responderem, usando questões de resposta exclusiva e utilizando critérios de peso nas respostas, temos o seguinte formulário:

03 expectativa

Conforme descrito anteriormente, utilizamos um questionário identificado, portando a extração das informações é facilitada, obtendo-se o radar de expectativas, em dois exemplos abaixo:

04 expectativa

Neste caso, comparando os ciclos de avaliação (com um intervalo de tempo entre eles), podemos entender que, por exemplo, quanto aos professores. No primeiro ciclo a avaliação a nota média foi de 7,6, subindo nos ciclos seguintes para 8,9 e 9,1, respectivamente. A mesma análise pode ser feita com as outras áreas citadas, sempre levando em consideração se as ações de melhoria realizadas estão surtindo efeito.

05 expectativa

Usando os mesmos critérios, quando fazemos a análise pelas turmas selecionadas, percebemos que a média de aprovação dos professores da turma DIR.0003 é inferior à da turma DIR.00002 e as motivações para isso devem ser investigadas.
O acompanhamento permite até mesmo comparar as médias e indicadores por curso:

06 expectativa

Com este acompanhamento é possível estabelecer planos de ação, periódicos, visando a satisfação dos alunos, cumprir as expectativas e consequentemente minimizar riscos de evasão por insatisfação.

Para saber mais:

TOTVS Educacional
How-To Educacional

Consulte seu canal de atendimento TOTVS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *