Gestão bibliotecária eficiente

Ao pensar em uma biblioteca e em um determinado acervo, pode se pensar somente em movimentações como empréstimos e devoluções para alunos e todos os envolvidos à biblioteca. Mas é possível que essa gestão possa integrar e fazer parte dos processos acadêmicos e financeiros.

Alguns benefícios podem ser citados ao trabalhar com uma biblioteca integrada a sua gestão acadêmica, como trabalhar os complementos bibliográficos de uma disciplina, por exemplo.

No TOTVS Gestão de Acervos é possível categorizar suas publicações do acervo por nível de ensino e assim definindo o público para cada título que possa possuir no acervo, além disso é possível por disciplina, estabelecer as publicações que fazem parte da sua estrutura bibliográfica que será destinada aos alunos para apoiar durante seu período de estudo.

Na imagem abaixo é possível visualizar uma determinada publicação sendo inserida como bibliografia básica da disciplina de artes do Ensino Básico.

gestaobiblioteca

Da mesma forma é possível para o ensino superior, como mostra a imagem abaixo, escolhido como exemplo o Curso e Habilitação, inserir a publicação como bibliografia básica da disciplina.
bibliotecadois

Da mesma forma pode ser realizado para as bibliografias complementares.

Além da integração acadêmica, a ferramenta apoia na gestão financeira, trazendo processos como a utilização de boletos pelo portal, deste modo o aluno ou responsável financeiro poderia emitir boletos de multas a partir do seu acesso online.

A ferramenta ainda permite o bloqueio de empréstimos para alunos inadimplentes da biblioteca ou do Educacional.

A Gestão bibliotecária não é só para os alunos, os funcionários e professores também possuem usuários para empréstimos e reservas pelo portal RM, assim integrando toda sua comunidade acadêmica.

O aluno, pelo portal, ainda pode sugerir uma nova compra para o acervo, desta forma o aluno pode contribuir com o  e as novas aquisições são realizadas pelo conhecimento e interesse do seu público acadêmico. O aluno realizando essa sugestão já é aberta uma nova solicitação de compras no módulo “gestão de estoque compras e faturamento” assim obtendo um maior controle e acompanhamento até a finalização da compra.

Além das integrações tornando a Gestão Bibliotecária um processo eficiente na instituição de ensino, pode se acompanhar as informações por meio de indicadores como mostra a imagem abaixo dentro do próprio produto.

Biblioteca3

Gostou? Quer saber mais? Acesse nossa documentação técnica.

Quer assistir uma demonstração virtual? Veja nossa agenda.

Clique aqui e veja como o fluigplataforma de produtividade e colaboração, está transformando a forma das instituições de ensino se relacionarem com a comunidade acadêmica.

Quer saber mais sobre nossos produtos e soluções? Solicite contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *