Distribuição de turmas e horários

Cada instituição de ensino, seja do ensino básico ou superior possui regras distintas para montar sua distribuição das turmas. Conforme a LDB, possuem regras que devem ser seguidas para determinar ofertas ao público de cada IE.

Uma Instituição de Ensino superior pode trabalhar com regime seriado, onde seu currículo e oferta possui o início e o fim determinado em um currículo, neste caso está estabelecido o currículo para o aluno, ele sabe todas as disciplinas que irá cursar até concluir um suposto curso. Já no caso de um regime por crédito, o aluno pode conforme sua quantidade de créditos escolher disciplinas e assim montar seu currículo.

Nos dois cenários existem desafios desde o planejamento até a distribuição das turmas e horários que iremos discutir nesse artigo.

Temos diferentes contextos para distribuir as turmas em seus horários, sejam por períodos, disciplinas filhas e até mesmo disciplinas modulares. Portanto através de um currículo é criado a forma que será ofertada as turmas e disciplinas aos seus alunos.

No segmento educacional existem IE classificadas como instituições de cursos livres, onde possuem ainda peculiaridades, pois não a regra e nem regimentos para se adequar, podem construir seus processos e regra de negócio conforme o que achar mais aderente.

Conforme os desafios tratados podemos enxergar que um sistema de ensino engessado não consegue atender os processos do início ao fim, assim trazendo novos desenvolvimentos e as famosas customizações. Diferente de um sistema flexível, assim atendendo deste o ensino básico, superior e também a educação continuada.

No caso do TOTVS Educacional, com um único produto é possível gerenciar os subsegmentos e assim adequar a regra de negócio do cliente, atendendo 100% a legislação.

Após a criação de uma estrutura curricular e oferta podemos gerar a distribuição das turmas conforme a regra da IE e também a definição dos professores e horários.

Uma determinada instituição de ensino superior que compartilha a mesma sala para cursar alunos de diferentes cursos a mesma disciplina, independente se a quantidade de horas e períodos são iguais ou não para formação do aluno é possível com o TOTVS Educacional.

Gostou? Quer saber mais? Acesse nossa documentação técnica.

Quer assistir uma demonstração virtual? Veja nossa agenda do segmento educacional.

Quer saber mais sobre nossos produtos e soluções? Solicite contato.

Pensando juntos, fazemos melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *