Dicas para superar a crise no Varejo

Durante a feira APAS, no início de maio, foi lançada a nova edição da Revista Prevenção de Perdas, produzida pela Gunnebo. Nesta edição, foram apresentadas dicas para o mercado de como se pode superar a crise no varejo e voltar a crescer em 2016. Em 2015, o varejo brasileiro teve uma queda de 4,3% nas vendas, a maior da história, segundo o IBGE. Aproximadamente 100 mil lojas foram fechadas, além das demissões, que também quebraram recordes.

Visando ajudar o setor a se recuperar, especialistas apresentaram dicas de como os varejistas podem superar este momento de incertezas com a prevenção de perdas, que só cresce no Brasil. São elas:

  • Proteger as margens de lucro e se manter competitivo

Como já sabemos, as margens no varejo são sempre muito apertadas. Portanto, não investir em prevenção de perdas é aumentar a desvantagem competitiva com relação às outras empresas.

  • Controlar as perdas para aumentar o lucro

Uma loja pode parecer ser muito rentável, porém, se não houver o controle correto das perdas, esta visão pode estar distorcida. Porém, esta loja pode estar dando prejuízo.

  • Escolher bons profissionais

É importante a empresa ter uma relação especial ao contratar pessoas que realmente tenham características e comportamento éticos bem definidos para trabalhar com prevenção de perdas. O capital humano é essencial e o varejista precisa entender que estas pessoas serão chaves neste controle. O treinamento também é uma etapa importante no processo de formação destes profissionais. Portanto, profissionais não capacitados irão expor as empresas às perdas.

  • Acabar com o confinamento de produtos

Separar ou esconder produtos de alto valor em prateleiras fechadas pode ter um efeito negativo nas vendas da loja. Hoje, temos diversas formas de proteger estes produtos, como: gancheiras, etiquetas (especiais e antifurtos) e protetores acrílicos de policarbonato. Portanto, a loja precisa utilizar destes artifícios para não impactar em seus resultados.

  • Permitir ao cliente conhecer o produto

As lojas que permitem que seus clientes tenham uma nova experiência de compra, podendo testar o produto antes de comprá-lo, aumenta muito a chance de sucesso na venda.

  • Evitar ações de pessoas mal intencionadas

É importante se preocupar em proteger a loja com câmeras e antenas antifurtos. Em tempos de crise econômica, o desemprego cresce e, consequentemente, aumentam as ações de pessoas mal intencionadas.

  • Atrair clientes pela comunicação visual

A loja deve se preocupar em escolher os equipamentos adequados para a exposição dos seus produtos, que devem ter um bom design e ser funcionais. O cliente deverá ser atraído por isso. E para prevenir perdas, o layout deve favorecer com uma ampla visualização da loja.

  • Compartilhar e multiplicar as ações na empresa

Uma vez que são identificadas as perdas na loja é preciso criar ações para corrigir e fazer o controle, como: criar fluxos dos processos, criar controles mais efetivos, investir em treinamentos, e, principalmente, compartilhar e multiplicar todas estas ações com toda a empresa. Com certeza isso fará diferença no resultado final na redução de perdas.

  • Fazer um bom acompanhamento do estoque

Fazer o controle do estoque é fundamental e, a falta dele, pode acarretar sérios problemas à operação da loja. Nela podem existir produtos ruins em estoque ou até mesmo em excesso, o que impacta diretamente em suas vendas. Para um bom controle de estoque, inclusive das perdas, é necessário que a loja tenha um bom sistema de ERP com cadastros bem alimentados e registros corretos das entradas e saídas.

  • Sempre motivar os colaboradores

Como todos sabem, existe um turnover muito grande no varejo, ou seja, a rotatividade de funcionários é bastante significativa. Portanto, o lojista deve se preocupar em investir em treinamentos e sempre fazer ações para engajar e motivar seus funcionários, buscando o comprometimento de toda a equipe em busca da prevenção de perdas. Desta forma, a cultura será disseminada na empresa.

A TOTVS, através da solução TOTVS Varejo, tem a solução completa de gestão e prevenção de perdas. Venha conhecer e fazer parte desta parceria de sucesso!

Para mais informações, ligue: 0800-7098-100.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *