Contratação de transporte: como aumentar a eficiência operacional

Um país de proporções continentais. Uma malha rodoviária sucateada. Intensa burocracia entre os estados. Baixa remuneração dos serviços de transporte e, consequentemente, pouco investimento em manutenção, renovação da frota e qualificação das equipes de trabalho.

Estes ingredientes são mais que suficientes para produzir baixos níveis de eficiência operacional quando o assunto é transporte.

Os resultados dessa “salada de problemas” são custos elevados, inconsistência nos prazos de entregas, depredação dos ativos, muita burocracia e alto índice de avarias. Tais barreiras geram a completa insatisfação dos clientes, altos custos para o embarcador e reduzidas margens de lucro para o transportador.

Neste cenário, qual deve ser a atitude do gestor de logística? Começar na seleção dos parceiros de transporte. Em um país com as dimensões do Brasil, é impossível ter uma ou duas transportadoras que cubram com eficiência todo o território nacional. A contratação de empresas de transporte especializadas em cada região trará resultados mais positivos para o embarcador e seus clientes. Essas transportadoras, além de atuarem com um foco maior, conhecem profundamente a cultura local e as características da malha rodoviária da sua área de atuação.

Ainda dentro do processo de seleção do parceiro, as escolhas do gestor de logística não podem ser embasadas exclusivamente em preço. Outros atributos precisam ser avaliados com precisão, tais como prazo de entrega, disponibilidade de troca eletrônica de dados (EDI), saúde financeira da transportadora, seguro de transporte, qualidade e disponibilidade da frota, situação das estruturas físicas da empresa e número de filiais, entre outros aspectos relevantes (os aspectos relevantes devem ser citados em sua totalidade ou então retiramos essa expressão)

Diante deste cenário, a TOTVS, possui a ferramenta para o seu negócio. Trata-se de uma solução eficiente e ágil quanto ao controle dos seus terceiros e agregados. Sim, estamos falando da nossa ferramenta TMS (Transportation Managemente System). Com esta ferramenta, você poderá ganhar em acuracidade das informações, EFICIÊNCIA na contratação do seu terceiro, de forma integrada com os módulos Fiscal e Contábil.

TERCEIROS, COMO AUMENTAR A EFICIENCIA OPERACIONAL

Não perca tempo!!! Para saber mais sobre esta e outras soluções acesse o nosso blog.

Você também pode assistir às nossas demonstrações do produto vocacionado para atender aos operadores logísticos, basta acessar nosso canal no Youtube.

Conheça nossas “pílulas de conteúdo” para a plataforma PROTHEUS – How to TMS PROTHEUS

Trecho da matéria extraída do site http://guialog.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *