Configure vendas com resíduo contratual

Um dos grandes desafios de um sistema para que ele seja versátil para as incorporadoras é a possibilidade de trabalhar com diferentes tipos de financiamento de forma fácil e prática. Por esse motivo, o TOTVS Incorporação sai à frente disponibilizando o cadastro de modalidades de venda que permite registrar diferentes tipos de financiamentos de forma fácil e prática, dos quais poderão ser utilizados nas vendas.

Na modalidade de venda, são registrados componentes geradores de cálculo como exemplo: correção monetária antes da entrega, taxa de juros antes da entrega, resíduo, entre outros. Também é possível informar componentes geradores de parcela como por exemplo: sinal, mensais, intermediárias, entre outros tipos. Com isso, o TOTVS Incorporação possibilita registrar diversos tipos de plano de financiamento, independente de complexidade para utilizá-los em uma venda.

Abaixo será demonstrado, em apenas 7 passos, como elaborar e utilizar uma modalidade de venda em que o reajuste é mantido como resíduo e após doze meses, é gerada uma parcela com o valor do resíduo, essa funcionalidade existe desde a versão 11.40 do TOTVS Incorporação.

Passo 1 – Registre uma modalidade de venda para o resíduo, e adicione o componente Resíduo CM, como abaixo:

Imagem1

Passo 2 – Ajuste os componentes Geradores de Parcela (mensais, anuais, intermediárias etc), informe “Modelo Padrão” para o modelo de cálculo, como demonstra a imagem abaixo:

Imagem2

Passo 3 – Ajuste os componentes Geradores de Cálculo de Reajuste (Correções monetárias, Taxas de juros), informe periodicidade 12 para que o resíduo seja gerado apenas após 12 meses:

Imagem3

Passo 4 – Ajuste o componente de resíduo, no campo Reajuste sobre o “Resíduo da Parcela Quitada”, marque as opções Juros de Reajuste de contrato e Reajuste Monetário. Caso a data da parcela de resíduo que será gerada seja fixa, poderá ser informada no campo “Dia de vencimento da parcela de resíduo”, como abaixo:

Imagem4

Obs.: Caso não pretenda gerar parcela de resíduo, o resíduo poderá ter seu valor diluído nas próximas parcelas, para isso basta selecionar a opção “Distribuir valor da parcela de resíduo”.

Passo 5 – Registre e efetive a venda com a Modalidade do Resíduo Anual:
Imagem5

Passo 6 – Observe que o contrato irá solicitar para reajustá-lo mensalmente, isso porque a cada mês será atualizado o valor de resíduo:
Imagem6
Passo 7 – Após realizar as baixas e os reajustes por 12 meses nas parcelas do contrato será possível gerar a parcela de resíduo.

Caso já tenha informado uma data de vencimento padrão, a parcela será criada automaticamente pelo sistema assim como no exemplo abaixo:
Imagem7

Caso contrário, será necessário realizar o processo “Gerar Parcela de Resíduo” para informar qual a data de vencimento:
Imagem8

Por meio do TOTVS Incorporação, é possível obter maior agilidade e praticidade para seu trabalho!

Veja também as outras matérias relacionadas à incorporação, para mais informações entre em
contato com um canal de atendimento TOTVS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *