Como preparar um cronograma em 3 passos com o TOTVS Obras e Projetos

Um cronograma de obras bem elaborado é peça fundamental para fazer uma programação de compras, controlar o financeiro, contratar mão de obra, poder atender prazos e prevenir possíveis conflitos nas atividades, por isso as empresas contam com equipes especializadas para controlar a execução e desempenho do projeto.

Vamos ver nesse artigo como podemos preparar um cronograma em 3 passos simples com o TOTVS Obras e Projetos (TOP).

  1. Definir o escopo do projeto

Nesse primeiro passo, vamos criar a Planilha de atividades, também referenciada como Estrutura Analítica do Projeto (EAP). A EAP é uma listagem de atividades necessárias para a entrega da obra, agrupadas por subprojetos  e etapas, é durante a elaboração dessa Planilha que definimos “como vamos atacar a obra” organizando o projeto em etapas para facilitar o controle e as entregas.

imagem1-1

No detalhamento inicial podemos ter Insumos ou Composições  ou verbas vinculadas as tarefas.

  1. Sequenciar as Atividades e estimar sua duração do projeto com o PERT.

Assim que a planilha de atividades estiver concluída, o próximo passo será acessar os parâmetros do projeto para incluir a data de início, informar a periodicidade do ciclo de controle do projeto que poderá ser semanal, quinzenal, mensal ou personalizada e por fim informar a quantidade de períodos do projeto.

imagem-2-2

Após isso já é possível acessar o PERT para que você defina a relação entre as atividades, ou seja, qual delas irá ocorrer depois de outra. Nesse momento vamos estimar a duração de cada atividade no PERT do TOTVS Obras e Projetos (TOP).

Podemos realizar essa atividade no gráfico clicando e arrastando ou na planilha do PERT.

imagem3-3

  1. Exportar para o Cronograma

Com a programação das datas elaborada, é possível gerar o Cronograma do projeto, e para isso selecione o botão no canto esquerdo superior à cima das tarefas para marcar todas as linhas de atividades do PERT informando que deseja exportar todas as linhas para o cronograma e clique em “Exportar PERT para o Cronograma”.

Na caixa de opção que será apresentada, informe Data de Origem Programada e Cronograma Destino “Previsto” para que seja exportado para o cronograma previsto.

imagem4-4

Ao fim da rotina, podemos visualizar que nosso previsto foi preenchido conforme o que foi programado no PERT.

imagem5-5

Após esse processo podemos aplicar uma curva de distribuição no cronograma (gaussiana, triangular, exponencial, definida pelo usuário, etc.), para que a distribuição dos períodos do cronograma não fique linear, com essas funções a equipe de produz muito mais em uma quantidade menor de tempo.

Com o TOP você torna muito mais produtivo o dia-a-dia do seu engenheiro, sem a necessidade de retrabalho com controles paralelos para integrar processos e áreas da empresa. A TOTVS sempre tem novidades para melhorar a gestão dos projetos da sua empresa e tornar o seu trabalho cada vez mais fácil e ágil.

Ao longo dos próximos artigos vamos destacar outras funções que vão ajudar a orçar, planejar, controlar e acompanhar seus projetos, baseado sempre nas melhores práticas de gestão de projetos do mercado.

Veja também as outras matérias do segmento de Construção e Projetos no http://blog.totvs.com e para mais informações entre em contato com um canal de atendimento TOTVS ou acesse os links relacionados.

Detalhes técnicos:

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.Cronograma.aspx

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.PERT.aspx

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=45220326

Links relacionados:

http://blog.totvs.com/utilizacao-de-receita-no-projeto/

http://blog.totvs.com/3-passos-para-orcar-os-custos-indiretos/

http://blog.totvs.com/maximize-o-poder-de-gerenciamento-em-seus-projetos-com-analise-de-valor-agregado/

Acesse nossos vídeos:

Cópia de itens:

HOW TO – TOP – Cópia de itens e barra de calculo

Cronograma como planilha:

HOW TO – TOP – Cronograma como planilha

Malha de Pesos:

How To – TOP – Gerenciamento do projeto com a malha de pesos

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *