Como obter vantagens competitivas nas ondas da rádio frequência

Você sabia que 14% das empresas que vendem o que você  produz querem RFId? A tendência foi apontada por pesquisa da GS1 Brasil, com um total de 550 companhias que vendem direto para o consumidor, divulgada em 30 de junho de 2016.

A vontade do varejo em se preparar para uma retomada econômica, apontada pelos analistas econômicos e até pelo FMI, sinaliza o momento de considerar  a tecnologia RFID em seu negócio, facilitando os benefícios e serviços para seus canais de distribuição, em tempo para implementação nos próximos meses, criando um bom posicionamento no grid de largada.

Car Formula 1 car with zoom focus.

Hoje, a tecnologia é aplicada nos mais diversos segmentos e para as mais diversas finalidades, como pagamentos mobile (NFC), controles de acessos, pedágios e até reflorestamentos. O RFID é uma tecnologia de identificação por rádio frequência para rastreabilidade e acompanhamento, que basicamente envolve a comunicação entre um receptor e uma etiqueta eletrônica.

Com ele, é possível ler mais de 1.500 etiquetas por segundo sem possuir contato visual ou manipulação direta com os produtos e materiais lidos. É ideal para ambientes com detritos como pó, fuligem onde o campo visual não é ideal para uma coleta de código de barras. Além disso, seu modelo permite armazenar várias informações de rastreabilidade e movimentação limitadas em outras tecnologias de códigos de barra.

No recebimento de materiais, as movimentações de pallets e produtos podem ser lidos por meio de portais RFID, transmitindo os dados para o ERP. O que já define a disposição dos materiais para os próximos processos. Pelas etiquetas (tags) podem ser lidas informações de part number, local de produção, linha, operadores, datas, lotes e outros dados para gerar a rastreabilidade completa do item.

Logistics - two workers in overalls and safety helmets working in storehouse

A quantidade de dados controlados em cada etiqueta gera informação de valor para os processos e seus usuários.

A aplicação prática do TOTVS RFID pela indústria gera economia, velocidade e controle simplificado de grandes volumes em todos os processos produtivos e logísticos da empresa, viabilizando o retorno do investimento realizado, além de elevar o nível de serviço ao cliente e a diminuição do lead time de entrega.

Entre em contato com seu canal de atendimento TOTVS para realizarmos juntos uma avaliação custo x benefício para seu projeto.

 

Informação é vantagem. Conheça mais opções de inovação na sua manufatura acessando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *