Estimando o consumo de combustível em vários equipamentos

O custo do consumo de combustível de um equipamento é uma parcela relevante para formação de seu custo horário, portanto, é necessário estimar o consumo de combustível dos equipamentos para realizar um determinado serviço. No TOTVS Obras e projetos, podemos realizar o cálculo de combustível em uma composição com vários equipamentos através de um insumo derivado.

Vamos mostrar como é fácil configurar o cálculo de combustível na composição para tornar seu orçamento mais fácil e assertivo. Primeiro vamos cadastrar o insumo “combustível”, escolher o tipo do insumo como derivado e informamos os dados básicos.

 

Como estimar o consumo de combustível.

 

Na aba Insumo derivado vamos incluir as regras de derivação, nesse caso, escolhemos o tipo de derivação “Derivado de Quantidade para Composição”.

Vamos utilizar a fórmula que retorna a quantidade da composição, logo abaixo vamos relacionar os equipamentos que vão participar do cálculo, no campo percentual incluímos a quantidade de combustível consumida por hora do equipamento.

 

Como estimar o consumo de combustível_3

 

Após esse processo incluímos o preço no insumo derivado “combustível” de R$ 3,80.

O sistema irá incluir automaticamente o insumo combustível em todas as composições que contém os equipamentos que relacionamos no insumo derivado.

Agora basta realizar o cálculo da composição, podemos ver conforme exemplo e o cálculo da quantidade foi realizado corretamente.

 

Como estimar o consumo de combustível.-2

 

O Engenheiro leva muito tempo para apurar essas informações e geralmente isso fica em planilhas separadas. Com o TOTVS Obras e projetos além de não precisar de controles paralelos para realizar o cálculo, torna muito mais ágil o dia a dia aumentando a produtividade do engenheiro.

O TOTVS Obras e Projetos sempre tem novidades para melhorar a gestão dos projetos de sua empresa e tornar o seu trabalho cada vez mais fácil e ágil. Ao longo dos próximos artigos vamos destacar outras funções que vão ajudar a orçar, planejar, controlar e acompanhar seus projetos, baseado sempre nas melhores práticas de gestão de projetos do mercado.

Veja também as outras matérias do segmento de Construção e Projetos no http://blog.totvs.com e para mais informações entre em contato com um canal de atendimento TOTVS ou acesse os links relacionados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *