Case de sucesso CEMIG

Consultoria será responsável pela avaliação do layout, diagnóstico da base de dados e redesenho dos processos relacionados ao eSocial para adequar a concessionária de energia à legislação do Governo

Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) contratou a TOTVS Consulting, unidade de consultoria da TOTVS, para adequar a empresa às normas do eSocial. Com o projeto, além de atender à nova exigência, a empresa pretende otimizar os seus processos e eliminar eventuais riscos trabalhistas e previdenciários. A participação da TOTVS no projeto teve início em março deste ano, após a divulgação do layout final do eSocial pelo Governo Federal.

O primeiro passo da consultoria foi realizar um diagnóstico, em que foram mapeados os processos das áreas relacionadas ao eSocial, como RH, Financeiro, Controladoria e Jurídico, e analisada a consistência dos dados existentes no sistema de gestão da Cemig para identificar oportunidades de melhoria. Baseada nessas informações, a consultoria propôs um novo modelo, com processos internos reformulados, para aumentar a confiabilidade dos registros e atender a todas as regras da legislação.

Além disso, a TOTVS Consulting elaborou um plano de Gestão da Mudança de forma a reduzir os impactos da transformação na companhia. Foram aplicadas iniciativas de comunicação em conjunto com os responsáveis pelo projeto na Cemig.

“Como as informações que precisam ser enviadas ao Governo não se restringem apenas à área  de recursos humanos, é importante que haja integração e sintonia com os gestores de outras áreas e os empregados, que deverão comunicar à empresa sobre qualquer mudança em seu cadastro”, explica Flávio Vieira, diretor de Setor Público da TOTVS Consulting.

A análise dos dados e do risco de exposição e o redesenho dos processos foram concluídos em julho de 2015. Os próximos passos são a adequação do sistema de gestão ao fluxo das informações desenhado pela TOTVS Consulting e o saneamento dos dados. Para que os novos processos tenham continuidade no dia a dia da empresa, a consultoria também está elaborando um plano de capacitação para os colaboradores da Cemig.

“Além de atender a todas as normas do eSocial, o trabalho realizado pela TOTVS Consulting contribuirá para o aumento da produtividade da Cemig. Issoporque o plano de implantação desenvolvido prevê, dentre outras ações importantes, o saneamento da base de dados, o aprimoramento dos processose asimplificação dasrotinas de pessoal”, afirma Adriana Maria da Silva, gestora do Projeto eSocial da Cemig.

O sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas unificará os dados que o empregador tem de prestar sobre seus empregados à Receita, ao Ministério do Trabalho, à Caixa Econômica Federal e ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *