Captação: Realizando a Gestão de Leads e Conversão em Matrículas (parte 3/3)

Nesta série de artigos iremos explorar conceitos, métricas e ferramentas para realizar a gestão de captação de leads (potenciais candidatos a inscrição em processos seletivos), gestão da performance da área e estabelecer controle sobre as métricas usadas na visão de captação.

No artigo passado, tratamos de como captar leads e ações de marketing. Neste último artigo da série iremos descrever como, a partir da captação dos leads, acompanhar com efetividade as inscrições realizadas no TOTVS Processo Seletivo, performance da área de captação e possibilidades de manter a comunicação com os candidatos, até a chamada para matricula.

Qual a relação candidatos x vagas?
Quais áreas ofertadas são mais procuradas?
Quais canais de captação foram mais efetivos na inscrição de candidatos?
Qual é a performance geral de minha área de captação?

São estas algumas das perguntas que iremos responder com esta última parte da série de artigos sobre a captação de leads.

Temos como objetivo neste artigo exemplificar os processos e métricas e como apurar na prática a efetividade de programas e ações de captação contra as inscrições confirmadas em processos seletivos e, consequentemente, número de calouros entrantes, criando assim um conceito de funil de captação. Para mais informações sobre processos seletivos clique aqui.
Nos artigos anteriores exploramos um pouco das métricas e indicadores usados para controle dos leads.

Agora iremos explorar indicadores e ferramentas de comunicação com os candidatos inscritos no Processo Seletivo, a partir dos leads.
O acompanhamento das inscrições, através das ferramentas gráficas pode ser a primeira forma de avaliar a assertividade da campanha de marketing e suas ações, começando por indicadores gerais (total de inscrições e relação candidato x vaga por exemplo).

total inscritos
Figura 1 – Total de Inscritos em PS

relacao candidato
Figura 2 – Relação Candidatos x Vagas

Com o avanço das inscrições e a disponibilização online e quase que em tempo real deste acompanhamento (os indicadores podem ser atualizados de forma periódica e configurável), torna-se imprescindível que a instituição se comunique de forma eficiente com estes candidatos. Normalmente um candidato realiza inscrição em duas ou até três instituições de ensino e um dos fatores apontados para a escolha final é a assertividade de comunicação. Portanto, recomenda-se o uso de:

  • Envio de e-mails, a cada etapa do processo seletivo (inscrição, confirmação, alocação, prova iminente, etc.), de forma personalizada e adequada ao curso/área de interesse.
  • Envio de SMS personalizado para a área de interesse.
  • Publicações em linha do tempo de redes sociais.
  • Envio de mensagens com conteúdo da área escolhida.
  • Outras formas de comunicação.

Com isso, podemos acompanhar graficamente o desempenho das inscrições:

realizadao e orcado

Finalmente, podemos obter a relação final, entre leads captados, inscritos no processo seletivo e calouros chamados para matrícula.

Funil

Para saber mais:

TOTVS Processo Seletivo
TOTVS Educacional
Integração RM
How-To Educacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *