Ferramentas que apoiam na Acreditação e Produtividade

A preocupação das empresas em entregar produtos e serviços com mais qualidade tem crescido muito nos últimos anos, reflexo da globalização e massificação da internet, que permitiu aos consumidores ter mais opções e exigências frente a sua escolha.

Da mesma forma as instituições de saúde buscam entregar serviços de maior qualidade. Para atingir este objetivo, é preciso trabalhar continuamente na padronização e melhoria dos processos, garantir a segurança dos pacientes, melhorar a comunicação entre os diversos setores e proporcionar treinamentos contínuos aos colaboradores, com isso a instituição poderá também cumprir requisitos para se tornarem uma instituição com certificação de acreditação.

Uma vez acreditada, a instituição recebe um selo de reconhecimento que tem validade variável e inferior a 5 anos, e após este período é preciso passar novamente pelo processo de avaliação para renovação do selo.

Atualmente menos de 5% das instituições hospitalares do país possuem algum tipo de acreditação e deste percentual 25% fazem parte do Grupo de Hospitais da ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados).

Para contribuir com a evolução dos serviços de saúde no Brasil, a TOTVS disponibiliza dentro da plataforma Fluig, ferramentas colaborativas que trazem produtividade, padronização e facilitam a comunicação de todos os setores e reduzem custos da instituição. Tudo isso de maneira prática, completa, em uma única tela e na palma da sua mão.

 

6 Ferramentas que apoiam o processo de acreditação

 

Indicamos algumas das ferramentas do Fluig para você usar como apoio no seu processo de acreditação. Vamos a elas?

 

1. BPM (Business Process Management):

Permite gerenciar e otimizar os processos e resultados da instituição, tornando os objetivos gerenciais mais claros, possibilitando a visão de toda a operação.

A gestão de processos é um dos itens avaliados e cobrados nas acreditações, presentes nos manuais da ONA e JCI. Com a funcionalidade do BPM, será possível montar os fluxos, definir quem atua nas etapas de cada processo e acompanhar a execução dos mesmos.

Hoje a maioria das instituições de saúde, possuem os processos em formato estático (desenhos, no papel), o que torna difícil uma gestão qualificada nestes processos.

Com o Fluig a gestão se torna mais simples, otimizando processos e reduzindo custos das operações.

fluig_bpm_gestao_de_processos
Processos BPM Fluig

 

2. ECM/GED:

É a gestão integrada de documentos.

Com o gerenciamento de documentos, elimina-se custos com impressões, agilidade na busca de informações e controle e rastreabilidade de todas as movimentações e alterações realizadas.

Nas acreditações geram-se muitos documentos, atas de reuniões, manuais, contratos entre outros. Com o ECM além de não haver custos com impressões, os documentos estão relacionados com os processos, podendo ser inseridos em cada etapa com fácil acesso.

fluig_ecm_gestao_de_documentos
ECM – Gestão de Documentos

 

3. Social:

É o espaço para troca de ideias e interação entre os colaboradores.

Torna o colaborador parte do processo, através de uma interface de rede social e uma plataforma colaborativa. Cada colaborador possui sua timeline, com suas tarefas detalhadas em um dashbord, onde também as informações podem ser compartilhadas e adquiridas por usuários e comunidades (onde conteúdos podem ser agrupados),

Social – Comunidade RH
Social – Comunidade RH

 

4. LMS (Learning Management System):

É o controle de conteúdo e gestão de aprendizado.

Manter as equipes capacitadas é muito importante no processo de acreditação, é o momento em que a empresa desenvolve seus colaboradores e os mantém capacitados para prestar melhor serviço ao paciente.

Com o LMS é possível controlar o desempenho e monitorar a performance das equipes.

Com o Fluig você disponibiliza materiais de treinamento e capacitação, certificados para os colabores internos e externos.

 

5. Analytics:

O Fluig traz agilidade nas tomadas de decisões e eficácia nos relatórios analíticos.

Você acessa uma visão geral de todos os processos, com gráficos dos indicadores mais relevantes e consegue tomar decisões na hora. Dados em tempo real, assertividade na tomada de decisão.

 

6. Mobile:

São todas as funcionalidades disponíveis em dispositivo móvel, desenvolvido nativamente nas plataformas Android e IOS. Significa ter informação em tempo hábil, e realizar ações e decisões imediatas.

 

O Fluig torna o processo de acreditação +simples e +prático.

 

Gostou? Fale com a gente! Teremos o maior prazer em conversar com você.

 

cta_webinar_acreditacao_

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *