A importância de conhecer bem os seus clientes no Varejo

Conhecer o seu público alvo é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Entender as preferências, perfil de consumo, faixa etária, região e classe social é de suma importância para alavancar as vendas e, o mais importante, fidelizar o cliente, formando uma carteira satisfeita.

Atualmente existem várias formas de se formar e, principalmente, manter e administrar de forma eficaz o cadastro de clientes. Os avanços tecnológicos atuais fornecem várias ferramentas para explorar esse cadastro e retirar dele informações valiosas para o negócio.

Um cadastro de clientes atualizado é uma das chaves para bons negócios. Isso impacta diretamente no resultado das vendas. Um consumidor final nem sempre volta para a loja, mas um cliente fidelizado com certeza sim.

Medidas de controle simples podem ser muito efetivas para ultrapassar este obstáculo. Um banco de dados completo é muito importante, então deve-se prestar muita atenção nas informações solicitadas ao cliente. Além dos dados pessoais é necessário ter outras informações cadastradas para futuras ações. Essa coleta de informações irá ajudar quando for oferecido algo ao cliente, podendo criar uma comunicação segmentada e muito mais proveitosa.

Porém, todos esses dados coletados não bastam. É necessário saber tratar esses dados e fazer com que eles se tornem informações valiosas que poderão ajudar no controle do negócio. Hoje em dia, existem inúmeros ERPs que tratam esses dados dos clientes e extraem relatórios com cruzamento de informações e com classificações que auxiliam na tomada de decisão e principalmente da formulação de novos produtos baseados no público alvo do negócio.

Está na hora das empresas focarem a atenção e direcionar seus esforços para seus clientes. Este é um processo de conhecimento e reconhecimento de suas necessidades a partir de um atendimento diferencial em prol da fidelização. Um atendimento personalizado com certeza fará com o que cliente queira voltar e adquirir mais produtos. Porém, para se ter um atendimento personalizado é necessário conhecer o seu cliente e para conhecê-lo é necessário entender suas necessidades, saber seus desejos, suas expectativas e principalmente suas necessidades.

Conhecer os clientes não faz somente com que seja possível criar produtos adequados ao seu público alvo mas também auxilia a criar formas de sempre deixá-lo mais perto, por meio de promoções especificas e criação de clubes de vantagens motivando-os a frequentarem sempre o estabelecimento.

A TOTVS por meio do seu portfólio de produtos voltados para o varejo, como o TOTVS Série 1 Varejo e o Fly01 fornece diversas soluções que ajudará na administração e controle do cadastro do cliente, fornecendo vários meios para que se conheça melhor sua carteira de clientes e focando seu negócio no cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *