4 passos para calcular o custo horário de equipamentos no TOTVS Obras e Projetos

O cenário econômico atual pressiona cada vez mais as construtoras a serem mais precisas no orçamento de obra e alguns orçamentistas ainda encontram dificuldades para calcular o custo horário de equipamentos.

Seguindo a sequência dos nossos artigos vamos ver como o TOTVS Obras e Projetos calcula o custo horário de equipamentos em quatro passos

Passo 1

O TOTVS Obras e Projetos tem uma função interna “planilha.net”, essa função permite criar planilhas e anexar em cálculos do sistema, como o de custo horário, tornando o seu cálculo mais fácil e flexível. Importamos a planilha modelo de custo horário disponibilizada pelo sistema.

imagem1

Passo 2

Vamos vincular a planilha de custo horário a um insumo do tipo equipamento. Quando o insumo está vinculado a um Grupo de Custo de “equipamento” ou “mão de obra” é ativada a aba “custo horário”.

imagem2

Estamos calculando o custo horário de equipamentos, dessa forma são ativados os campos “Célula do Custo Horário Produtivo e Improdutivo”, onde informamos as células da planilha que retorna esses dois valores . Preenchemos os valores estipulados nos campos livres. Para configurar os campos livres basta ir nos parâmetros do projeto em “campos livres” / “custo horário” e inserir quais serão os campos livres do Custo Horário.

Passo 3

Executamos o cálculo clicando no botão calcular, se desejar conferir o cálculo basta marcar a opção visualizar cálculo, dessa forma será apresentada a planilha com os valores calculados.

imagem3

Passo 4

O sistema preenche os campos de “Custo Horário Produtivo e Improdutivo. Inserimos o que foi calculado como preço ativo .

Pronto, o sistema calculou o Custo horário e agora podemos utilizá-lo para melhorar a preciso do projeto.
Para confirmar as alterações clique no botão salvar ou OK.

imagem4

O TOTVS Obras e Projetos sempre tem novidades para melhorar a gestão dos projetos de sua empresa e tornar o seu trabalho cada vez mais fácil e ágil.

Ao longo dos próximos artigos vamos destacar outras funções que vão ajudar a orçar, planejar, controlar e acompanhar seus projetos, baseado sempre nas melhores práticas de gestão de projetos do mercado.

Veja também as outras matérias do segmento de Construção e Projetos e para mais informações entre em contato com um canal de atendimento TOTVS ou acesse os links relacionados.

Para saber mais:
Detalhes técnicos

Links relacionados:

Três passos para calcular a produção da equipe mecânica

Acelere o orçamento de projetos com insumos derivados

TOTVS integra solução para Construção e Projetos com base de dados TCPO, da PINI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *