4 Motivos para ter sua loja em um Marketplace

Em um momento econômico desafiador apostar no potencial da Internet, e principalmente em canais de venda populares como os marketplaces, aparece como uma ótima oportunidade para garantir mais vendas. Ter sua loja em um Marketplace aparece como uma oportunidade interessante para driblar a crise.

O potencial do setor é comprovado por meio dos números. No primeiro trimestre do ano os e-commerces brasileiros registraram aumento de 1% no faturamento em relação ao mesmo período de 2015, movimentando R$ 9,75 bilhões no período. O gasto médio dos clientes (ticket médio) subiu 7%, para R$ 399. Foram mais de 24,5 milhões de pedidos realizados pelos consumidores ao longo dos três meses, apontam dados da E-bit/Buscapé.

Para pegar carona nesse crescimento, um dos caminhos mais fáceis é apostar nos marketplaces. O uso desse canal estabelece uma oportunidade de vendas online tanto para lojas físicas como para quem já possui um e-commerce consolidado. Além de contar com o benefício de estar em um mercado crescente, a venda em marketplace gera outras vantagens para fugir da crise, listadas abaixo.

Crescimento de modelo de negócios

A possibilidade de ter mais um espaço de vendas sem ter que arcar com mais custos de design, arquitetura da informação, administração, suporte e atualização permite que o empresário possa se concentrar no fortalecimento e desenvolvimento do negócio em si, incluindo atendimento, serviços, produtos e pesquisa para novos lançamentos.

Baixo investimento em marketing com alto retorno

Escolhendo o site com cuidado — pesquise a reputação, os níveis de reclamação, certificados —, sua empresa já começa a trabalhar com um modelo de vitrine virtual pronto para exibir seus produtos e tráfego garantido. Basta colocar na ponta do lápis o custo para atingir esse ponto de partida para saber que abrir sua loja virtual em um marketplace compensa.

Também é necessário lembrar que o rankeamento dos marketplaces costuma ser grande para buscas orgânicas nos mecanismos de buscas. Quanto maior a quantidade e diversidade de produtos, maior a relevância do site. Portanto, parte do trabalho de SEO já foi feito para você e sua equipe. Isso significa que, com mais visitas, somado à qualidade da sua vitrine e dos seus produtos, a tendência natural é o aumento das vendas. E fidelização da clientela.

Diversificação para sua loja virtual em um marketplace

Com o crescimento de visitas, é normal o aparecimento de novos consumidores, com necessidades e desejos específicos. Com o surgimento dessas demandas fica mais fácil investir em novidades para atender o público, ampliando o leque de produtos, é natural também a aposta em novos nichos.

Levando em consideração teorias como a da cauda longa, é fácil perceber o a diminuição de risco dessas apostas da sua loja virtual em um marketplace.

Impulso às compras pela facilidade

Quanto maior a gama de produtos oferecidos, maiores as chances de o cliente de achar tudo o que procura e fechar o pedido. Lógico que na versão virtual dos shoppings não é diferente. Aliás, os marketplaces são ainda melhores, pois estão disponíveis para o consumidor 24 horas por dia, 7 dias da semana. E não é necessário sair do conforto de casa e se cansar para percorrer diferentes áreas até achar o que procura.

Esses grandes sites investem pesado em segurança para evitar fraudes e roubo de dados, já que a responsabilidade nesses casos é do site e não dos varejistas nela alocados. Um processo significa um setback milionário, com desistências de marcas, queda na credibilidade e custos processuais: nenhum marketplace de qualidade quer tomar parte em uma situação como essa.

E então? Resolvemos suas dúvidas? Ainda tem alguma pergunta?





BAIXAR O E-BOOK




Eduardo Lima
E-Commerce Specialist Private

 

Fonte: http://www.ecommercebrasil.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *