3 Dicas para se organizar e reduzir custos na operação logística

Seja você uma indústria, distribuidor, varejo ou operador logístico, independente do segmento que você atue, é unânime a premissa de que o seu armazém deve possuir infraestrutura adequada, organização e planejamento para suportar as operações logísticas de recebimento, armazenagem, movimentação, separação e distribuição, garantindo, assim,  a satisfação dos seus clientes. Sem uma infraestrutura organizada, sem tecnologia e sem pessoas bem treinadas, as chances da sua operação ser malsucedida são muito grandes.

Ainda é muito comum vermos empresas pequenas e que têm um baixo volume operacional crescerem absurdamente em uma ascensão meteórica. Sem uma boa administração e planejamento estruturado para o crescimento, da mesma forma que sobem, acabam caindo, pois não conseguem sustentar as operações logísticas e as demandas dos clientes.

Para contextualizarmos essa visão empresarial de maneira prática, dividiremos a empresa em 3 níveis sendo o 1º nível a base operacional, o 2º nível tático e o 3º nível que é topo como estratégico.

Dica 1

Considerando a primeira etapa operacional, onde ocorre a implantação de mudanças culturais na empresa, como 5’s, Six Sigma, com uma gestão à vista, formação e treinamento de pessoas e organização do armazém. Para isso algumas soluções sistêmicas podem auxiliar na padronização de armazéns, produtos e processos e controlar as operações de entrada e saída.

O WMS – GESTÃO DE ARMAZÉNS é uma solução importante que otimiza as operações do armazém, que auxilia a gestão na configuração de layout, infraestrutura e organização operacional, melhorando a gestão logística de armazenagem, agilizando e controlando as janelas de recebimento e de expedição, por meio das funcionalidades de planejamento de recebimento, planejamento da separação e planejamento do embarque, além de controlar as operações dos usuários com todos os históricos de movimentações, permitindo que o gestor analise os índices de performance e o nível de produtividade da equipe operacional.

Dica 2

Para atender à camada tática no 2º nível, tecnologias de gestão em software podem auxiliar a sua empresa a continuar crescendo, ganhando escalabilidade, sem comprometer a sua infraestrutura atual, pois permitem que você realize o planejamento da demanda, reduzindo os níveis de estoque sem comprometer as vendas e rupturas. E, sim, isso é possível, se você possuir uma solução de BALANCEAMENTO DE ESTOQUES conhecida como TOTVS DRP (Distribuition Requirement Planning) que possui um processo de planejamento de abastecimento orientado à demanda, suportado por um sistema que permite o melhor balanceamento de suas operações, evitando o excesso ou a falta dos produtos.

Para apoiar os vendedores na ponta da gestão comercial e vendas, temos a solução TOTVS GEOSALES que atua na melhoria da performance e força de vendas tornando-a mais eficiente e que proporciona o gerenciamento e acompanhamento de equipes de vendas em tempo real.

Sabemos também que os custos de fretes e transportes podem variar entre 1/3 (um terço) e 2/3 (dois terços) do total dos custos logísticos das empresas, por isso é importante contar com ferramentas de gestão e controle seja para a contratação de fretes com a solução GESTÃO DE FRETE EMBARCADOR (para quem contrata a transportadora) ou com a solução de GESTÃO DE TRANSPORTES indicada para quem opera com a prestação de serviços de transporte e necessita emitir o famigerado CT-e.

Dica 3

E para finalizar e atender ao 3º nível na camada estratégica da empresa, uma solução para gestão de indicadores pode auxiliar a sua empresa a identificar oportunidades, forças, riscos e fraquezas, além de dar a base para as tomadas de decisões. Para isso, a TOTVS oferece a solução de SMART ANALYTICS que de forma ágil e simples, apresenta essas informações em demonstrativos gráficos, utilizando dados históricos para realizar comparativos e analisar índices de performances com base nas informações operacionais e táticas da sua empresa.

Por meio dessas dicas, você conseguirá otimizar as operações logísticas, reduzir custos e obter ganhos de performance e produtividade.

Se inscreva no nosso canal TUTORIAIS E DEMONSTRAÇÕES e conheça outras soluções para o seu negócio!

Acesse nosso blog, veja nossos calendários segmentados de apresentações e se inscreva para degustar demonstrações ao vivo das nossas soluções para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *